Tênis de mesa de S. Bernardo terá representantes no Pan

Três atletas que treinam tênis de mesa no CT Cláudio Kano, em São Bernardo, disputam duas vagas nos jogos Pan-americano deste ano. Companheiro de treino das jogadoras, o mesa-tenista Hugo Hoyama, representante da cidade, já está classificado e tem como meta bater o record de medalhas de ouro no Pan.

Atualmente Hoyama possui 12 medalhas, sendo oito de ouro, uma de prata e três de bronze. ?Estamos treinando para conseguir passar de oito para dez medalhas de ouro?, conta com empolgação. O jogador, que já participou de seis Pan-americanos e quatro Olimpíadas, afirma que ?o apoio da torcida será muito importante para nos incentivar e para atrapalhar os adversários?.

Newsletter RD

Apesar de estar confiante, o mesa-tenista não concorda com a contratação de jogadores chineses para integrar seleções de outros países nos jogos. ?Um dos meus principais adversários, por exemplo, defenderá a seleção da República Dominicana, mas vive na França e foi contratado apenas para jogar o Pan?, lamenta Hoyama. ?Eles não são imbatíveis, mas são fortes?, completa.

Além de Jin Ju, que defenderá a bandeira dominicana, outro adversário forte do brasileiro será Liu Song, representante da rival Argentina.

No início da semana Hoyama recebeu o prêmio de melhor atleta masculino de São Bernardo, no Teatro Cacilda Cecker. ?Ganhar um prêmio como este nos incentiva ainda mais para trazer medalhas para a região?, diz.

Maurício Kobayashi, eleito melhor técnico da cidade no mesmo evento, é responsável pelo treinamento de Hoyama e dos demais jogadores do CT. Ex jogador de tênis de mesa e ex treinador da seleção brasileira, Kobayashi atua como treinador há mais de 30 anos em São Bernardo.

?Abandonei a faculdade de engenharia no último ano e a de física no terceiro para me dedicar somente ao esporte?, conta o treinador. ?Depois que consegui comprar um apartamento para morar, fiquei mais tranqüilo e resolvi arriscar e apostar no esporte?, brinca.

Certo de que fez a melhor escolha, Kobayashi conta que todos os atletas que treinam com ele ? cerca de 13 ? possui grande potencial. ?Eles já chegam aqui no CT com metas e objetivos. Isso ajuda no desempenho?, explica.

Um exemplo são as jogadoras Carina Murashige e Mariani Nonaka, jogadoras de São Bernardo, e Karin Sako, representante de São Caetano, que estão disputando duas vagas para o Pan do Rio de Janeiro.

?Estamos treinando para conseguirmos medalhas. Independentemente da dupla que for escolhida, o Brasil estará bem representado?, afirma Carina. No esporte há 15 anos, a atleta conta que sempre busca melhorar a parte técnica e principalmente a questão psicológica.

Mariani, de 18 anos, que já participou de um Pan e de um Olimpíada, afirma que além de todo preparo técnico, a experiência em grandes competições conta bastante nos momentos decisivos das partidas.

O esporte

As regras do tênis de mesa são simples: um ou dois atletas ficam de cada lado de uma mesa dividida ao meio por uma rede, disputando sets de 11 pontos, que são marcados quanto a jogada não permite que o adversário rebata a bola para o outro lado da mesa. (Colaborou Aline Bosio)

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes