Qual é o pior time do Brasil?

Fiquei triste, mas não surpreso ao ler no Diário Lance desta sexta-feira (2) a reportagem de Fernando David e Rafael Ximenes que apontou os dez piores times do país. Entre times bizarros e casos folclóricos figurava na lista para tristeza da região o nome do campeão da Copa do Brasil de 2004.

Gostaria de não entrar em questões políticas, pessoais ou filosóficas. Nem direi o que acho ser certo ou errado, mas, neste caso, não é possível se contentar com as mesmas desculpas esfarrapadas que ouvimos toda vez que algo não dá certo por aqui.

Newsletter RD

Na reportagem, o diretor do clube Sérgio do Prado se defende dizendo que não sabe o que está errado e deixa claro que não foi falta de planejamento. Não tenho nada contra Prado, que comigo sempre foi uma pessoa muito educada e é dentro do clube um carregador de piano, muito prestativo e atencioso aos que vivem o dia-a-dia do Ramalhão.

Mas será que boa vontade basta ao clube de tamanha importância? Cá entre nós, o que adianta fazer um planejamento se ele não funciona? No último campeonato paulista o time brigou para não cair e só escapou na penúltima rodada. Será que a lição não foi aprendida? Não bastou o que aconteceu?

Quem está errado? Um jogador contratado ou quem contrata de forma errada o jogador? Não seria falta de competência da pior espécie não admitir publicamente os erros grotescos das contratações? E a dispensa de diversos jogadores que se destacam no clube para times do mesmo padrão ou menores que o Santo André?

Por que não apostar em profissionalismo? Que tal um grupo de profissionais que elabore um plano gestor, proporcione algum retorno imediato e faça com que de uma vez por todas ?a tal? empresa amplamente divulgada na mídia local realmente dê retorno aos seus investidores e que acima de tudo, o time volte a dar algum resultado dentro de campo para sua torcida.

Conheço vários empresários da cidade que já colaboraram financeiramente com o Esporte Clube Santo André, principalmente nos anos 80 e hoje muitos deles se negam veementemente a ajudar o clube pela simples presença de alguns comandantes no Ramalhão. Seja por razões políticas, continuísmo ou falta de transparência na gestão, a presença de duas ou três pessoas prejudica diretamente a busca de recursos na cidade e complica demais a afinidade do clube com a população.

Juro que a questão não é pessoal, até porque esta diretoria deu ao esporte da cidade a maior conquista de todos os tempos e uma das maiores alegrias da minha vida como torcedor, mas ao mesmo tempo, as mesmas pessoas estão errando seguidamente e colocam tudo a perder, até mesmo a história recente de vitória e superação que marcou nacionalmente a camisa azul do Esporte Clube Santo André.

Não é só aqui que isso acontece. Quem não está acompanhando a repercussão do mandato de Alberto Dualib no Corinthians? O mesmo presidente que foi o maior vencedor da história do clube, hoje é considerado o grande vilão pelo momento atual do Timão. Por aqui a história é a mesma.

Assim, uma pergunta fica no ar. Não falaram que o clube agora é uma empresa? Considere qualquer ramo, se o negócio vai mal quem é mandado embora? O faxineiro, o apertador de parafusos ou o chefe?

Por um triz, um rebaixamento já não ocorreu por pura falta de competência ?dos chefes?. Um erro grotesco gerado pela desorganização do clube, quando na Série B do Campeonato Brasileiro, o Santo André foi punido pelo STJD com a perda de 12 pontos.

Dentro de campo o time recuperou diversas posições na tabela, mas não se classificou para a fase final. Não fossem os pontos perdidos, o Ramalhão teria todas as condições de subir para a primeira divisão do Campeonato Brasileiro ainda naquele ano.

Infelizmente, o fato foi ofuscado pelo título da Copa do Brasil conquistado no mesmo ano e mais um ato de incompetência foi para debaixo do tapete.

Quem acompanha a vida do clube, está careca de saber. O time é desorganizado e a gestão é digna de time de terceira divisão. Porém, tivemos profissionais iluminados, que dentro de campo fizeram a diferença.

Desculpe o diretor que disse que existe planejamento. Eu digo com todas as letras. É mentira. Não existe planejamento por uma simples razão. Sobram diretores torcedores, faltam profissionais que tenham um pouco de bom senso. Pior… Sobram palpites, falta o ?tal? planejamento.

Seja no Corinthians, no Santo André ou em qualquer time que é ?tocado? desta forma, a história será sempre a mesma. Alguma dúvida?

Jogo rápido

São Caetano x Ituano ? Duas derrotas seguidas tiraram a tranqüilidade do técnico Dorival Júnior. Porém, uma vitória contra o Ituano poderá colocar o Azulão de volta ao grupo dos quatro melhores do Paulistão. O time não poderá contar com Canindé que se recupera de problema muscular na perna esquerda. Por outro lado, Luis Maranhão, suspenso na derrota contra o Palmeiras volta ao time principal. A partida marcará o duelo dos atacantes Somália e Sorato, com oito e sete gols respectivamente na competição. (Domingo, às 18h10, em São Caetano)

Ponte Preta x Santo André ? Só a vitória interessa para Ponte e Ramalhão. A Macaca foi eliminada em casa pelo Villa Nova de Minas na Copa do Brasil e a derrota tira o time da briga pela classificação. Pior, com apenas onze pontos, o time de Campinas pode cair para a zona de rebaixamento com uma derrota. Para o Ramalhão, a vitória é vital para a sobrevivência na Série A-1. O time que ainda não venceu na competição aposta suas fichas em duas novas contratações vindas do Goiás. São eles Fábio (atacante) e Juliano (meio-campo). É esperar pra ver. (Domingo, às 18h10, em Campinas)

Palmeiras x Corinthians ? Decisão. Quem vencer dará um passo importantíssimo para a zona de classificação. Quem perder, entrará num inferno sem volta e se despedirá da competição. O destaque do Palmeiras é o retorno de Edmundo, recuperado de contusão. Valdívia e Martinez também jogam pelo alviverde. Já o Corinthians, que passou pelo fantasma Pirambu terá no clássico a volta de Amoroso ao time titular, que formará com Nilmar a dupla de ataque. (Domingo, às 16h, no estádio do Morumbi ? com TV)

Flamengo x Madureira ? Com o Maracanã lotado, o primeiro jogo da final da Taça Guanabara promete ser o mais disputado dos últimos anos. Os dois times se enfrentaram no sábado de Carnaval e o Madureira levou a melhor. A goleada por 4 a 1 credencia o experiente time da Baixada Fluminense para brigar de igual para igual com o Flamengo. Os destaques do Madureira são Djair (ex-Botafogo) e Odvan (ex-Vasco). Pelo lado do Flamengo, Obina é o desfalque não só para a decisão, mas para todo o semestre. O atacante foi submetido a uma operação na última semana e ficará pelo menos quatro meses afastado dos gramados. (Domingo, às 16h, no Maracanã).

Juventus x São Paulo ? Murici quer poupar, todo mundo quer jogar. Este é o tricolor que pretende continuar com a série invicta. O retrospecto de 16 vitórias e nove derrotas certamente assusta o time da Mooca que luta desesperadamente contra o rebaixamento. (Sábado, às 18h10, no estádio do Pacaembu)

Santos x Paulista – O time de Vanderlei Luxemburgo continua na liderança do Paulistão e pega o embalado Paulista. Sem o lateral-direito Pedro, afastado por problemas de contrato, o time continua na busca de um atacante. O fato do volante Cleber Santana ser o artilheiro da competição vem tirando o sono do técnico santista, que não consegue acertar o equilíbrio do ataque da equipe. Pelo Paulista, a possível estréia de Rodrigo Fabri contratado nesta semana pode ser a surpresa do time de Jundiaí. (Domingo, às 18h10, na Vila Belmiro).

Araçatuba x Grêmio Mauaense ? O Grêmio venceu a primeira no meio da semana contra a Francana e busca em Araçatuba contra o lanterna da A-3 sua recuperação na competição. A vitória poderá tirar o time de Mauá da zona de rebaixamento. (Domingo, às 11h, em Araçatuba).

São Carlos x São Bernardo ? Subindo na classificação, o Tigre está embalado depois da vitória no meio da semana por 5 a 0 contra o ECO-Osasco. No sábado, o time da região pega o São Carlos fora de casa e uma vitória dará ao São Bernardo uma ótima posição na tabela. (Sábado, às 16h, em São Carlos)

As últimas

Errata ? O leitor Maurício Martins Barbieri alertou e está certo. A campanha do Santo André é realmente horrível, mas o time venceu duas vezes neste ano. Na Copinha, o time que já estava eliminado, passou pelo Luverdense por 4 a 3 e em amistoso. Já o time principal venceu o Lemense, clube da quarta divisão do Campeonato Paulista, por 1 a 0 em jogo treino. Valeu Maurício!

Já vi este filme antes ? Ainda no caso do Santo André. No futebol vi este filme com o tradicional XV de Piracicaba. De equipe promissora patrocinada pela empresa aérea TAM (nos idos de Comandante Rolim) sobraram gestores sem competência. Resultado: a equipe foi rebaixada três vezes em dois anos e atualmente sobrevive com trocados de empresários da cidade na terceira divisão do Paulista. Espero assistir um final diferente…

A última ? Eu garanto! Não vai dar tempo! Mais 100 milhões de reais foram liberados na última quinta-feira pelo governo para as obras dos Jogos Pan-Americanos. Daqui a 132 dias assistiremos ao ?Pan? do Brasil com obras inacabadas, muito dinheiro jogado pelo ralo e a falsa impressão que o Brasil poderá sediar uma Copa do Mundo. Minha torcida é para que esta idéia seja abolida de uma vez por todas. Um abraço e até a próxima semana.

Edu Passos é jornalista, consultor de marketing esportivo e torce desesperadamente para o Santo André sair do buraco.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes