São Paulo goleia Alianza Lima pela Libertadores

Numa noite inesquecível para o zagueiro Alex Silva, que marcou dois gols, o São Paulo goleou o Alianza Lima por 4 a 0, nesta quarta-feira, no Morumbi, e conquistou a sua primeira vitória nesta edição da Copa Libertadores da América. O time são-paulino mostrou que ainda tem de melhorar muito se quiser brigar pelo quarto título continental, mas também provou que sabe se impor em casa: não deu a menor chance ao rival peruano, que foi derrotou pela sexta vez em seis confrontos entre os dois clubes.

Com a vitória desta quarta-feira (28), o São Paulo chegou aos quatro pontos, depois de ter empatado fora de casa na estréia: 0 a 0 com Audax Italiano, no Chile. Assim, ficou em boa situação no Grupo 2 da Libertadores, com tranqüilidade para o jogo que deve ser o mais difícil desta primeira fase: encara o Necaxa, dia 21, no México.

Newsletter RD

Apesar do placar elástico, a produção do São Paulo não entusiasmou. Mas a presença dos torcedores foi ainda mais decepcionante: apenas 19.694 pessoas pagaram para ver a partida – o menor público no Morumbi em Libertadores desde que o time voltou à competição, em 2004.

O jogo começou lento, já que o Alianza se manteve na defesa e os laterais são-paulinos demoraram para ir à frente. A equipe da casa preferiu valorizar a posse de bola, mas errou passes e sofreu alguns contra-ataques.

Mas a retranca peruana resistiu por apenas 14 minutos. O meia Souza cobrou escanteio da esquerda, a defesa afastou mal e o zagueiro Alex Silva, livre de marcação, só desviou para as redes: São Paulo 1 a 0.

Os são-paulinos levaram um susto aos 29 minutos, quando Aloísio desviou contra o seu próprio gol, mas o goleiro Rogério Ceni defendeu no reflexo. Em compensação, a torcida vibrou com uma bela jogada: Leandro chutou, o goleiro Forsyth rebateu e Josué pegou de bicicleta, mandando a bola para fora.

Souza também perdeu excelente oportunidade, depois de ótima jogada entre Aloísio e Leandro. “Se tivéssemos aproveitado as chances que criamos, o jogo ficaria mais tranqüilo”, lamentou o atacante Aloísio no intervalo.

Domínio

O time do técnico Muricy Ramalho seguiu com o domínio do jogo após o intervalo e continuou criando chances de gols. Mais objetivo, não demorou a decidir o confronto. Josué roubou a bola no meio-campo e armou o contragolpe. Aos 12 minutos, o volante brigou pela bola na área e a deixou limpa para Leandro fazer o segundo do São Paulo.

A desvantagem desanimou os visitantes peruano, que passaram a dar muito espaço para o São Paulo jogar. Quem agradeceu foi o iluminado Alex Silva: bem posicionado na área, o zagueiro completou, de cabeça, o escanteio da direita batido por Souza fez 3 a 0 aos 33 minutos.

Ainda houve tempo para o lateral-esquerdo Júnior sair do banco – substituiu Jadilson – e fazer o quarto gol da partida, arriscando chute de longe aos 41 minutos. O goleiro Forsyth falhou feio no lance, mas o jogador festejou muito – principalmente, porque está triste por ter ido para a reserva do São Paulo.

Ficha técnica de São Paulo x Alianza Lima

Gols: Alex Silva, aos 14 minutos do primeiro tempo; Leandro aos 12, Alex Silva, aos 33, e Júnior, aos 41 do segundo.

São Paulo: Rogério Ceni; Alex Silva (Edcarlos), Miranda e André Dias; Ilsinho, Josué, Souza (Fredson), Hugo e Jadilson (Júnior); Leandro e Aloísio. Técnico: Muricy Ramalho.

Alianza Lima: Forsyth; Herrera, Poroso, Alvarado e Yglesias; Ciurlizza, Salas, Zegarra (Hernandez) e Liguera (Sotil); Roberto Silva (Maestri) e Visa. Técnico: Gerardo Pelusso.

Árbitro: Sergio Pezzotta (ARG).

Cartão amarelo: Souza, Visa, Salas, Yglesias e André Dias.

Renda: R$ 471.964,00.

Publico: 19.694 pagantes.

Local: Morumbi, em São Paulo.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes