Futebol carioca inspirou times amadores da região

A fase de ouro do futebol carioca nas décadas de 60 e 70 lotando estádios com Flamengo, Fluminense, Vasco e Botafogo recheados de craques inspirou a fundação de clubes amadores em Santo André com nomes de equipes do Rio de Janeiro.

Nos inúmeros campos de várzea da região, pelos campeonatos da liga andreense, era possível torcer também pelo Fluminense, que tinha sede social na avenida D.Pedro II, no bairro Campestre. O clube foi extinto no final da década de 70, mas sobreviveu 32 anos e marcou trajetória vitoriosa.Canarinho, Barbalacco,Chinesinho, Joaquinzinho, Jeremias, Oswaldinho, Rubinho, Valério, Rui e Flávio eram alguns dos expoentes do Flu.

Newsletter RD

O Bonsucesso, Bangu e Madureira, do Parque das Nações, também tinham as equipes fortes. Canto do Rio, América, Olaria e Vasco da Gama, o temível Vasquinho,da Vila América, completavam o bloco de equipes batizadas com nomes de clubes cariocas. Houve até um Flamenguinho, em Utinga, mas sem campo não durou muito. O Vasquinho e o Madureira (só na categoria veteranos) ainda sobrevivem com dificuldades.

Na mesma época desses times brilhavam, ainda, o Universal, Sete de Setembro, Brasil de Vila Alpina, Ouro Verde, Santa Terezinha, Curuçá, Humaitá, Náutico, Alvi Negro, Ana Néri, Flor da Vila, Santos e Paulistano.

Um dos jogadores do Fluminense, o curinga José Barbalacco, lembra com saudade dos “excelentes esquadrões” que faziam clássicos memoráveis. Os jogadores até pagavam “recibo” para jogarem e, se preciso, carregavam sacos de camisas e arrumavam caminhões para o transporte dos atletas.

“Tivemos uma fase de ouro e jogadores que até buscaram chance no profissionalismo, casos do Irineu, Pagão e Valdir. O Mário e o Nêni eram os fundadores do Tricolor, mas acabamos perdendo o campo, a sede social e tudo virou cinzas”, diz.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes