Forças Armadas ocuparão pontos estratégicos do Rio

As Forças Armadas ocuparão pontos estratégicos do Rio e se posicionarão com homens e equipamentos para ?aumentar a sensação de segurança? da população. A idéia de usar o Exército ou outra Força (Aeronáutica e Marinha) para fazer policiamento ostensivo nas ruas da capital fluminense, sovaldi sale como queria o governador Sergio Cabral Filho (PMDB), foi descartada.

Coordenado pelo ministro da Justiça, Tarso Genro, o Plano Operacional de Atuação das Forças Armadas prevê ainda apoio material, logístico e compartilhamento de informações de inteligência com a Secretaria de Segurança Pública do Rio.

Newsletter RD

A ocupação dos pontos estratégicos na capital pode, eventualmente, usar carros de combate, reproduzindo um modelo de atuação adotado na Rio 92, a conferência mundial sobre meio ambiente realizada na cidade. Mas os militares não farão incursões em morros ou prisões. ?As Forças Armadas terão um papel de respaldo e de sustentação às polícias e não de ação direta nos confrontos. A participação direta não é papel das Forças Armadas e nem o objetivo do plano?, disse Genro. Ele entregou o documento ao ministro da Defesa, Waldir Pires, anteontem (25). As informações são de O Estado de S.Paulo.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes