Cresce uso de ressonância para prevenção de câncer

As mulheres com maiores riscos de desenvolver câncer de mama – com histórico de casos na família – têm mais um exame de rotina para prevenção. Desde março, nurse a Sociedade Americana de Câncer recomenda a ressonância magnética anual para pacientes com esse perfil. No Brasil, viagra ainda não é regra, pilule mas a indicação nesses casos se torna cada vez mais freqüente.

Pelo menos três vezes por semana, o médico mastologista Roberto Hegg, do Hospital das Clínicas (HC) de São Paulo, pede o exame para pacientes com esse histórico. São mulheres na faixa dos 35 anos que viram as mães, tias ou irmãs lutarem contra a doença que, em 2006, teve quase 50 mil novos casos no País.

Newsletter RD

Nessa idade, a mulher ainda tem uma grande quantidade de tecido mamário, o que dificulta a identificação de tumores pela mamografia. ?A ressonância é capaz de identificar as lesões numa fase inicial, quando ainda não há tumores?, diz Hegg. O exame não usa radiação e permite fazer imagens com alta definição. Ele ressalta, porém, que o exame não faz o diagnóstico do câncer, mas produz imagens importantes para a detecção da doença. ?Sempre que há um histórico familiar, indico o exame?, diz. As informações são de O Estado de S.Paulo.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes