Greenspan: EUA estão claramente à beira da recessão

A economia norte-americana está a ponto de cair em recessão, segundo o ex-presidente do banco central americano (Fed) Alan Greenspan. “Nós temos um longo caminho antes que os mercados de crédito se assentem”, disse Greenspan, ao participar de conferência dos Associados de Pesquisa de Cambridge, em Houston (EUA). “Nós estamos claramente à beira da recessão”, completou.

Greenspan disse que espera que os preços dos imóveis continuem a cair junto com as carteiras dos bancos. “Eu acho que isso vai continuar a erodir até que os preços de imóveis se estabilizem”, afirmou. O ex-presidente do Fed culpou a comunidade de investimentos pela situação, afirmando que a “securitização” de hipotecas, ou o empacotamento de hipotecas com juros elevados, forçou a desaceleração econômica.

Newsletter RD

Greenspan demonstrou apoio à tese do descolamento, mas apenas no longo prazo. “Eu acho que o descolamento é uma questão de longo prazo, e não de curto prazo”, disse, e exemplificou: “com a desaceleração do mercado de exportações chinês, o impacto respinga em todo o mundo”. As informações são da Dow Jones.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes