IBGE: automóveis puxam produção industrial em outubro

A produção de veículos automotores foi a principal influência positiva nos resultados da indústria em outubro, em todas as bases de comparação, segundo a pesquisa industrial mensal do IBGE. A produção desse setor cresceu 7% ante setembro e 29,5% na comparação com outubro do ano passado.

A indústria automobilística, com aumento de 14,3%, também teve o principal impacto de alta no crescimento da indústria no período acumulado de janeiro a outubro de 2007.

Newsletter RD

O coordenador de indústria do IBGE, Silvio Sales, disse que a ampliação do mercado de trabalho e a manutenção das condições favoráveis de crédito têm sido os principais fatores a impulsionar a produção de bens de consumo duráveis (automóveis, eletrodomésticos), que cresceu 1,4% ante setembro e 18,2% ante outubro de 2006.

Eletrodomésticos

No que diz respeito aos eletrodomésticos (aumento de 13,9% em outubro ante outubro de 2006), até mesmo os modelos de linha marrom (TV, rádio e som), que amargavam uma queda acumulada de 15,1% de janeiro a setembro, reagiram em outubro e registraram alta de 12,2% ante igual mês do ano passado. Segundo Sales, essa reação está relacionada às encomendas do varejo para o final do ano.

Os eletrodomésticos de linha branca (geladeira, fogão) prosseguiram em trajetória de crescimento, com variação de 15,6% em outubro ante igual mês de 2006.

Investimento

O coordenador de indústria do IBGE, Silvio Sales, disse que os dados da produção de bens de capital em outubro mostram “uma generalização do investimento”. Segundo ele, o detalhamento dos dados dessa categoria revela que todos os subsetores registraram expansão significativa em outubro.

A produção de bens de capital cresceu 26,8% em outubro ante igual mês do ano passado. Nessa base de comparação, houve expansão em bens de capital para indústria (13,2%); para agricultura (60,6%, magnitude que reflete uma base de comparação deprimida do ano passado, mas também uma forte reação do setor agrícola); para transporte (30,1%); para energia (52,6%); para construção (23,1%) e para uso misto (que inclui informática e telefonia, com 20,2%).

Segundo Sales, os dados de importação de bens de capital reforçam a avaliação de que é muito forte a expansão dos investimentos. As importações desses produtos cresceram 39% em outubro deste ano ante igual mês do ano passado. “Como nos meses anteriores, a produção industrial em outubro foi liderada pelos bens de capital e bens duráveis”, disse.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes