Sinditrigo: sem trigo argentino, Brasil está inseguro

A decisão do governo argentino de prorrogar o prazo de suspensão temporária do registro de exportação do trigo deixou os moinhos brasileiros numa situação de “insegurança”. A afirmação é do presidente do Sindicato da Indústria do Trigo no Estado do Rio Grande do Sul (Sinditrigo-RS), Cláudio Luiz Furlan. “O mercado está inseguro para saber se a demanda brasileira vai ser atendida”, afirmou ele, após participar da reunião da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Culturas de Inverno, em Brasília. O prazo foi prorrogado por mais 15 dias úteis a partir de amanhã. A Argentina é o principal fornecedor do cereal para o Brasil.

Na avaliação do presidente do Sinditrigo-RS, “qualquer intervenção no mercado provoca tumultos, distorções”. Ele evitou, no entanto, falar em desabastecimento do mercado brasileiro de trigo como reflexo da política adotada pelo governo argentino. “Em 2006, a situação foi semelhante e não faltou trigo. Os moinhos vão buscar produto de outras origens, mas o custo será maior”, completou. Ele também criticou a política da Argentina de taxar em 28% o trigo em grão e de aplicar tarifa menor para os derivados. “O Mercosul deveria ter regras iguais para todos os parceiros”, afirmou.

Newsletter RD

Furlan prevê produção de 15,5 milhões de toneladas de trigo na Argentina, sendo que o consumo interno deve somar 5,5 milhões de toneladas. O restante será exportado, mas o governo argentino quer ter certeza do volume que será produzido. O clima desfavorável prejudicou a produção local. Em relação à safra gaúcha, ele estimou produção de 1,7 milhão de toneladas, abaixo da previsão inicial de produção de 2 milhões de toneladas.

Na reunião, ficou acertada que a Câmara Setorial encaminhará um documento ao ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, e aos deputados da Comissão de Agricultura pedindo a redução de impostos para a cadeia da triticultura.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes