Cetesb: um em cada três carros de SP polui em excesso

Um em cada três veículos que rodam no Estado de São Paulo, rx inclusive na capital, despeja no ar uma quantidade de poluentes maior do que o permitido por lei. Dos 7,5 milhões de veículos da frota estadual, 2,6 milhões poluem além do que deveriam. Desses, 1,7 milhão circulam simplesmente sem o catalisador (20% da frota) ou têm instalado um equipamento falsificado que deixa passar 100% dos poluentes.

O estudo da Companhia Estadual de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb) foi feito com uma amostra de 462 veículos, com anos de fabricação entre 1992 e 2007, em 31 oficinas da capital, Grande São Paulo e interior. Os locais foram visitados de surpresa por fiscais da Cetesb, da Associação dos Fabricantes de Equipamentos para Controle de Emissões Veiculares da América do Sul (Afeevas) e de duas empresas fabricantes e recicladoras de escapamentos e catalisadores, a Umicore e a Mastra.

Newsletter RD

Os resultados do levantamento, realizado entre o fim de 2006 e março de 2007, coincidem com os dados obtidos nas quatro primeiras etapas do Programa de Inspeção Veicular Gratuita, na cidade de São Paulo, que também detectou altos índices de poluição fora da lei em veículos paulistanos. Esse programa, que é realizado desde 2002 pelo site WebMotors, e atualmente tem como parceira a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), já analisou 1,2 mil carros, entre modelos zero-quilômetro e com 20 anos de fabricação.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes