Arcelor, Garoto e varejistas escapam do apagão no ES

Enquanto as mineradoras Vale do Rio Doce e Samarco Mineração e a indústria de papel e celulose, Aracruz, registraram prejuízos com o apagão no Espírito Santo, ocorrido ontem e hoje, outras companhias saíram ilesas do incidente.

A Arcelor Mittal Tubarão, que também está instalada no Estado, não foi afetada pelo apagão porque é auto-suficiente em energia. A empresa produz 500 megawatts em quatro centrais termelétricas e consome 345 megawatts. Segundo a companhia, o excedente da energia gerada no processo produtivo da usina é vendido no mercado.

Newsletter RD

A Garoto, que tem capacidade para produzir 140 milhões de toneladas de chocolate por ano em Vila Velha (ES), também não foi prejudicada pelo apagão porque suas unidades ficaram apenas cerca de 40 minutos sem energia, segundo uma fonte próxima à empresa. A fabricante, que foi comprada pela Nestlé, possui 3,2 mil funcionários e concentra toda suas operações nesta unidade.

As empresas varejistas conseguiram contornar o problema com o uso de geradores. O Carrefour, que possui dois hipermercados em Vitória, operou com geradores no final desta quarta-feira. Mas já na noite de ontem, segundo a companhia, o fornecimento havia voltado ao normal.

Segundo a Renner, sua operação na capital capixaba foi mantida normalmente, com o uso de gerador. O recurso também foi utilizado nas unidades da bandeira ABC/CompreBem do grupo Pão de Açúcar localizadas nas cidades fluminenses de São Pedro da Aldeia, Araruama, Macaé, Cabo Frio, Campos e Rio das Ostras. O Ponto Frio informou que não registrou problemas na operação nas lojas do Espírito Santo nem no norte do Rio de Janeiro, que também foi afetado pelo apagão.

A Federação das Indústrias do Espírito Santo não soube estimar o prejuízo gerado pelo incidente, mas afirmou que está compilando as informações junto às indústrias do Estado para avaliar as perdas.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes