Telefônica finaliza migração de contas para cobrança por minuto

A Telefônica encerrou domingo a migração de 8,8 milhões de linhas fixas do Estado de São Paulo para o novo sistema de cobrança por minuto, em vez de pulos, das chamadas locais de telefone fixo para fixo. A capital, com 2,5 milhões de linhas sujeitas à migração, foi a última área do Estado a entrar no novo sistema de cobrança.

Os assinantes puderam escolher entre dois planos de cobrança por minutos, definidos pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel): o Plano Básico, indicado para quem faz chamadas curtas, de até 2,5 minutos, e acessa a internet por banda larga, e o Plano Alternativo (Pasoo), recomendado para quem faz chamadas mais longas, acima de 2,5 minutos, ou usa serviço discado de acesso à internet.

Newsletter RD

A migração para o básico foi automática para todos que não manifestaram preferência pelo alternativo dentro do prazo. Quem informou a opção pelo plano alternativo após a data de implantação da tarifação em minutos em julho – a data varia de acordo com o vencimento da conta – vai ter a despesa calculada parte pelo plano básico (até a data anterior à da opção) e parte pelo alternativo (a partir da data da opção). O assinante pode mudar a opção a qualquer momento, bastando ligar para 0800-7715799.

A primeira conta em minutos na capital será emitida para clientes com conta vencendo dia 24 de agosto (referente ao período de 2 de julho a 1º de agosto). Embora a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) tenha autorizado reajuste de 2,21% nos preços da Telefônica, nas tarifas locais a empresa reajustou apenas a assinatura básica, de R$ 37,98 para R$ 38,80. Promocionalmente, as tarifas por minuto não serão alteradas até 30 de setembro, o que vai facilitar a comparação da primeira conta por minutos com a por pulsos e permitir que o assinante verifique se escolheu o plano correto para seu perfil de uso.

A partir de quarta-feira, as empresas de telefonia fixa que oferecem planos próprios em minutos poderão voltar a fazer publicidade ou a contatar diretamente o assinante para comercializar essas opções. (AE)

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes