Plantio de cana será restrito na Amazônia e no Pantanal

O Ministério da Agricultura quer restringir o plantio de cana-de-açúcar na Amazônia e no Pantanal. Em um ano estarão prontos mapas de zoneamento que indicarão a época e os locais adequados ao plantio da cultura. “Vamos ter um zoneamento da cana com um mapa de restrições, proibindo o cultivo da cana no bioma da Amazônia e do Pantanal, além de outros locais”, afirmou o ministro Reinhold Stephanes.

O governo estuda dar incentivos para o plantio na cana-de-açúcar em áreas abandonadas, especialmente em pastagens degradadas. Outro ação será o lançamento de certificações socioambientais, com garantias de método de produção adequado e justo, desde o plantio até a elaboração do produto final para exportação, que devem considerar inclusive as questões trabalhistas do setor de cana. “Vamos certificar todo o processo desde o plantio até a exportação, passando pelas questões trabalhistas”, afirmou Stephanes.

Newsletter RD

As medidas são uma resposta do governo às críticas de que a cana estaria avançando sobre áreas produtoras de alimentos e na região amazônica. Os dados do último levantamento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) para a cana-de-açúcar, de maio, apontam a expansão da cultura na comparação da atual safra ante 2006/07: em Minas Gerais, houve aumento de 16,8% na área plantada; em Mato Grosso do Sul, 18%; e no Paraná, 25%. O próximo levantamento deve sair em outubro, em meados da safra no Centro-Sul, que se encerra em novembro.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes