Acordo modesto serviria para salvar imagem da OMC

Depois de seis anos de incansáveis reuniões em várias partes do mundo, encontros secretos, centenas de páginas de propostas, disputas e mesmo momentos de duros ataques verbais, a Organização Mundial do Comércio (OMC) terá, a partir de terça-feira, uma reunião que vai determinar se a negociação poderá ser fechada neste ano ou se será adiada até o fim da década ou mesmo depois.

Em Genebra, cresce o sentimento de que os países acabarão fechando um acordo mais modesto para salvar a imagem da OMC, que, na prática, terá pouco impacto comercial. ?Os obstáculos hoje são políticos?, admite Pascal Lamy, diretor da entidade.

Newsletter RD

Os ministros de Brasil, Índia, Estados Unidos e Europa (o G-4) vão se isolar em um hotel na cidade alemã de Potsdam durante toda a semana para tentar um acordo. O hotel escolhido foi o Cecilianhof, o mesmo onde, em 1945, Estados Unidos, União Soviética e Reino Unido decretaram a derrota e a divisão da Alemanha, derrotada na 2ª Guerra Mundial. As informações são de O Estado de S.Paulo.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes