Indústria cresce abaixo do PIB desde 2004

A indústria de transformação cresce abaixo da economia brasileira há nove trimestres seguidos e perde no Produto Interno Bruto (PIB). Nos 12 meses encerrados em março, a velocidade de crescimento do setor manufatureiro foi de 1,5%, o que equivale a menos da metade do avanço do conjunto da economia (3,8%). Para especialistas, o efeito câmbio principalmente sobre as importações é o responsável pela tendência.

Cálculo feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) a pedido do jornal O Estado de S. Paulo mostra que, entre o segundo trimestre de 2004 e o primeiro deste ano, a indústria de transformação cresceu 7,5%, enquanto o PIB avançou 11,7% e o setor de serviços, 13,3%. ?A indústria está perdendo substância?, diz o economista-chefe do Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Industrial (Iedi), Edgard Pereira.

Newsletter RD

Depois de avançar por três anos seguidos e alcançar 19,2% do PIB em 2004, a fatia da indústria da transformação dentro da economia deverá encolher este ano e ficar abaixo dos 18%, estima o instituto. Entre 2005 e 2006, ficou em 18,4% da riqueza gerada no País.

Pereira explica que a utilização de componentes e insumos importados está sendo cada vez maior na fabricação de produtos finais no País. Ele cita o caso dos computadores. ?Esse setor importa muito e basicamente faz a montagem do produto. Ou seja, tem agregação de valor pequena a partir da indústria nacional?, afirma. Em outras palavras, ainda que a produção da informática cresça muito, a acumulação de valor – captada pelo PIB – é pequena.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes