Appy: proposta de reforma tributária deve sair em agosto

O governo deverá enviar a proposta de reforma tributária ao Congresso Nacional no mês de agosto, afirmou hoje o secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda, Bernard Appy. O projeto encontra-se em discussões avançadas, mas ainda precisam ser solucionados alguns pontos, como a validação dos benefícios fiscais que já foram concedidos pelos Estados e o prazo de transição para o novo modelo, segundo o secretário.

“Se chegarmos a um acordo sobre esse tema, a possibilidade de aprovação da reforma é muito grande”, considerou. No entanto, mesmo sem consenso entre os governadores, Appy disse acreditar que existem condições para a tramitação do projeto.

Newsletter RD

A renúncia fiscal promovida pelos governos estaduais com o objetivo de atrair investimentos provoca uma perda anual aos cofres públicos da ordem de R$ 25 bilhões ao ano, estimou. Ele ponderou que o valor não é preciso, já que os benefícios não são transparentes e, em muitos casos, são fechados diretamente entre as empresas e os fiscos estaduais.

Para eliminar os efeitos da guerra fiscal, a proposta do governo prevê a mudança da tributação do ICMS da origem para o destino. O projeto prevê a transformação do tributo estadual em um imposto sobre valor agregado (IVA), que terá uma legislação comum para todos os Estados, segundo o secretário. A idéia é dar autonomia aos governos locais para definir as alíquotas a serem praticadas, mas o alcance dessa autonomia ainda não foi definido, acrescentou.

Outro ponto que ainda não encontrou consenso foi a incorporação do Imposto sobre Serviços (ISS), cobrado pelos municípios, ao novo IVA estadual. Para Appy, sem a unificação, o modelo de reforma fica “capenga”. O tema está atualmente em discussão com as prefeituras e ainda não há uma proposta fechada, afirmou.

No âmbito federal, a reforma preparada pelo governo prevê a unificação dos tributos indiretos em um único imposto sobre valor agregado (IVA federal). Na visão do secretário, a mudança no sistema de impostos representará uma mudança “sensível” no potencial de crescimento da economia brasileira nos próximos anos. Appy participou de teleconferência promovida pela consultoria Tendências.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes