PF combate lavagem de dinheiro no RN e na Noruega

A Polícia Federal (PF), em conjunto com a Polícia da Noruega (Europa), realiza em Natal (RN) e naquele país, a Operação Paraíso. O objetivo é combater a lavagem de dinheiro de um grupo criminoso, de origem principalmente norueguesa, por meio de investimentos no mercado imobiliário do Rio Grande do Norte. De acordo com a PF, estão sendo cumpridos 11 mandados de prisão e 33 mandados de busca e apreensão no Rio Grande do Norte e na Paraíba. Participam da ação 230 policiais federais de todo o País. Diversas prisões também estão efetuadas na Noruega.

A Operação Paraíso é fruto da mais longa e complexa investigação já realizada pela Polícia Federal no Rio Grande do Norte. As investigações começaram em janeiro de 2006 e envolviam um esquema sofisticado de lavagem de dinheiro. Uma série de denúncias dava conta que noruegueses estariam praticando lavagem de dinheiro em Natal desde 2002. Descobriu-se, então, que as pessoas envolvidas apresentavam grande incompatibilidade entre o patrimônio declarado e o efetivamente movimentado. A partir daí, começaram a ser quebrados os sigilos fiscais e bancários das pessoas físicas e jurídicas suspeitas.

Newsletter RD

Constatou-se que três grupos, de origem norueguesa, estariam entre os principais envolvidos no esquema de lavagem. A equipe desenvolvia suas atividades por meio de empreendimentos imobiliários. Os que mais se destacavam eram o Blue Marlin Apartments, na Praia de Ponta Negra, o Blue Marlin Village e o Cotovelo Resort & Spa, situados no Condomínio Barramares, na Praia de Cotovelo.

Entre os projetos imobiliários estão os condomínios Búzios Ocean View, Búzios Ocean View I, Tabatinga Beach Resort, Arituba Tropical e Le Park. A maioria das empresas constituídas para os empreendimentos pertenciam e eram gerenciadas por noruegueses. Os envolvidos contavam com o apoio de um advogado brasileiro, responsável por dar ares de legalidades aos empreendimentos e projetos relacionados. O advogado também estaria tentando montar esquema similar para empresários espanhóis.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes