Meziat: ritmo das importações será retomado em maio

O secretário de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Armando Meziat, avaliou hoje que o ritmo de crescimento das importações será retomado em maio. Segundo ele, o avanço menor das importações em abril foi responsável pelo aumento do saldo da balança comercial, que voltou a superar no acumulado do ano e em 12 meses o superávit obtido no mesmo período de 2006.

Enquanto as importações subiram em abril, pela média diária, 10,2%, as exportações aumentaram 14%. Meziat destacou que nos meses anteriores as importações estavam crescendo com uma média em torno de 27% em relação ao mesmo de 2006.

Newsletter RD

“Houve em abril uma respirada das importações. Foi um resultado pontual. Nada indica que vai haver um arrefecimento em maio. Elas devem retomar ao mesmo nível de crescimento”, disse ele, acrescentando que em maio começa o pico do comércio exterior do Brasil, com a expansão tanto das importações como das exportações.

Para o secretário, o crescimento menor das importações refletiu, em parte, o fato de que em abril de 2006 as compras externas tiveram um pico grande, o que fez com que a base de comparação com 2007 fosse elevada. Além disso, as importações de alguns produtos foram menores do que o esperado, como o caso de automóveis. Em abril, as importações de automóveis tiveram uma expansão de 27,9%, enquanto no ano o avanço foi de 51,2%.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes