Crédito no País deve subir a 34% do PIB, prevê Febraban

O novo economista-chefe da Febraban, Nicola Tingas, estimou que o volume total de operações de crédito do sistema financeiro no Brasil deve subir dos 31,3% do Produto Interno Bruto (PIB), apurados em março, para um montante próximo a 34% do produto interno, em dezembro. Ele fez essa previsão baseado na atual velocidade de crescimento de todas as operações de crédito do sistema financeiro, que está ocorrendo ao redor de 20%.

“Isso reflete o avanço consolidado da economia, que é uma indicação da evolução favorável dos fundamentos macroeconômicos”, afirmou. Tingas ressaltou que tal estimativa representa uma boa evolução, pois o volume de operações de crédito do sistema financeiro atingiu, em 2002, 22% do PIB, saltou para 24,5% do PIB, em 2004, atingiu 28,1% em 2005, e subiu para 30,8% em 2006.

Newsletter RD

O avanço das operações de crédito no Brasil, destacou ele, também faz parte de mudanças estruturais propiciadas pela economia, com a inflação baixa e favorável tendência de crescimento do PIB. Ele ressaltou, por exemplo, o aumento da concessão de crédito para pessoas jurídicas, de médio e pequeno porte, que está sendo provocado, entre outros fatores, pela redução da taxa básica de juros.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes