Países ignoram propostas da OMC

Os quatro principais atores das conturbadas negociações da Organização Mundial do Comércio (OMC) – Brasil, Índia, Estados Unidos e União Européia – ignoraram as propostas feitas pela entidade. Os encontros estão ocorrendo nesta semana em Londres, longe da sede da OMC, em Genebra, para que nenhum detalhe seja vazado.

Na segunda-feira, a OMC publicou um texto com sugestões sobre onde deveriam estar as bases de um acordo agrícola. O autor do texto, o mediador das negociações agrícolas Crawfor Falconer, prevê que os norte-americanos terão de aceitar um corte maior de subsídios (abaixo de US$ 19 bilhões) e os europeus terão de aceitar cortes em suas tarifas de importação acima de 50%.

Newsletter RD

Os europeus não estão satisfeitos com as exigências de cortes de tarifas de importação para bens agrícolas. E o embaixador dos Estados Unidos na OMC, Peter Algeier, se recusou a comentar o documento. Em Londres, porém, os negociadores optaram por seguir a agenda prevista e não deram uma resposta direta ao texto da OMC. O governo norte-americano ainda se recusou a dar um sinal de quanto poderia ceder. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes