China eleva compulsório e economistas prevêem mais medidas

O banco central da China anunciou ontem mais uma elevação na alíquota de recolhimento compulsório dos bancos, a sétima desde o ano passado. A medida, que entra em vigor no dia 15 de maio, aumentou a taxa em 0,50 ponto porcentual, para 11%, e responde à inesperada aceleração de 11,1% da economia chinesa no primeiro trimestre do ano.

Economistas esperavam por uma medida de aperto da liquidez antes do feriado do Dia do Trabalho, que começa amanhã e vai até a próxima segunda-feira, inclusive. Eles acreditam que outras medidas deverão ser anunciadas, entre as quais estaria até uma elevação da taxa de juro nas próximas semanas, para conter a pressão inflacionária e reduzir o crescimento.

Newsletter RD

Hoje, governo informou que a taxa de desemprego na área urbana manteve-se em 4,1% no primeiro trimestre, inalterada em relação ao final do ano passado. A meta do governo é manter a taxa abaixo de 4,6% este ano nas áreas urbanas. Embora a meta não leve em consideração o desemprego em todo o país, é visto como um importante sinalizador para o governo, que teme instabilidade social causada por desemprego. As informações são da Dow Jones.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes