Balé Real da Dinamarca estréia hoje turnê em SP

O Balé Real da Dinamarca está de volta a São Paulo, onde se apresenta hoje e amanhã no Teatro Alfa. Daqui segue para Salvador com apresentação na sexta-feira no Teatro Castro Alves, para fechar a turnê por nove cidades brasileiras. Para não perder o costume, a companhia mescla a tradição do clássico com trechos de O Conservatório, La Sylphide e, claro, o 3º ato de Napoli, de August Bournonville, o cartão de visitas do grupo, e Apollo, de George Balanchine, com obras de coreógrafos contemporâneos como Yesterday, de John Neumaier.

Também há a chance de ver um dos intérpretes do New York City Ballet, Nikolaj Hubbe, e da brasileira Roberta Marquez, um dos destaques do Royal Ballet em cena. “Esse é um programa muito representativo, com muitas nuances, que ilustra bem a energia dos bailarinos”, afirma Jens Olesen, presidente da Câmara de Comércio Dinamarquês-Brasileira e um dos responsáveis pela vinda do grupo ao País. Olesen destaca a presença das grandes estrelas da companhia. “Trouxemos cerca de 30 pessoas entre bailarinos e técnicos, uma verdadeira bagunça, mas conseguimos nomes importantes como o Nicolai, a Roberta e Johan Kobborg, ambos do Royal.”

Newsletter RD

A proposta do diretor do Balé Real da Dinamarca e responsável pelo elenco, Peter Bo Bendixen, é mostrar coreografias que vão do clássico ao contemporâneo. Durante as turnês da companhia, o diretor enfatiza com esse repertório eclético a versatilidade artística do elenco e ao mesmo tempo em que desafia seus intérpretes a mostrarem suas habilidades e sua técnica.

O Balé Real da Dinamarca, mantido pelo governo, realiza 110 apresentações anuais em seu país, reservando um período curto em sua agenda para turnês – o grupo viaja apenas duas vezes ao ano para o exterior. Considerada uma das mais tradicionais companhias de dança da Europa, o Balé Real tomou fôlego quando o coreógrafo August Bournonville a assumiu de 1829 a 1879. Foi um dos mais ativos artistas da dança de seu tempo, durante esses 50 anos em que esteve à frente da instituição e modificou o ensino do balé, dando base estilística aos bailarinos.

Balé Real da Dinamarca. 120 min. Teatro Alfa. Rua Bento de Andrade Filho, 722, Santo Amaro, 5693-4000. Hoje e amanhã, 21 h. R$ 30 a R$ 100.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes