Desemprego diminui na região metropolitana de São Paulo

A taxa de desemprego diminuiu em novembro na região metropolitana de São Paulo e ficou em 16,4% da população economicamente ativa. É o menor patamar para novembro nos últimos quatro anos, segundo pesquisa divulgada nesta terça-feira (20) pela Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade) e pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Sócioeconômicos (Dieese).

Após seis meses de relativa estabilidade em 17%, a taxa de desemprego caiu para 16,4% devido ao aquecimento sazonal da economia no final de ano, informou o Seade/Dieese. A estimativa é de que o número de desempregados em novembro seja de 1,648 milhão. A pesquisa também indica que no mês passado foram criadas 86 mil novas ocupações na Grande São Paulo, número capaz de absorver o ingresso de 43 mil pessoas no mercado de trabalho.

Newsletter RD

Em novembro, todos os setores da economia criaram novos postos de trabalho. O comércio teve mais destaque, com ampliação de 31 mil ocupações. A indústria contratou mais 25 mil, enquanto o setor de serviços criou 29 mil novos postos.

A pesquisa também apurou que o rendimento médio real dos trabalhadores diminuiu em outubro. De acordo com a pesquisa do Seade/Dieese, houve uma queda de 1,5%, reduzindo o rendimento médio para R$ 1.062 para os ocupados e R$ 1.138 para os assalariados.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes