Marco Aurélio nega haver contatos entre o Brasil e as Farc

Em depoimento à Comissão de Relações Exteriores da Câmara, o assessor especial da Presidência da República, Marco Aurélio Garcia, afirmou nesta quinta-feira (17) que o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, é o “único canal” com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc). “E mesmo assim um canal incerto”, disse Marco Aurélio, ao explicar que a comunicação acaba sendo difícil uma vez que as Farc ficam preocupadas com o rastreamento de telefonemas.

Ele afirmou que a posição do governo brasileiro em relação às Farc é “de não interferência, mas também de não indiferença”. “Nós do PT sempre tivemos uma atitude muito crítica em relação às Farc. É uma posição compartilhada pelo presidente Lula”, afirmou. “Tenho um profundo repúdio aos métodos que as Farc estão utilizando, como seguidos seqüestros. Tenho repugnância por esse tipo de ações”, completou.

Newsletter RD

Na audiência, o assessor especial também falou sobre a corrida armamentista. “A União Européia e o Brasil estão na rabeira. Tiveram suas Forças Armadas sucateadas”, argumentou. Segundo ele, o Chile, o Peru e a Colômbia são os países mais armados da região. Marco Aurélio descartou, no entanto, uma guerra da Venezuela com países vizinhos. “Não tem como ter uma guerra na América do Sul unilateral. O país que fizer isso será duramente sancionado pela comunidade sul-americana”, disse.

Marco Aurélio disse ainda que a demarcação da reserva indígena Raposa Terra do Sol “fere interesses que são legítimos”. Ele observou, no entanto, que o “governo tem de separar o joio do trigo” em relação às Organizações não Governamentais (ONGs) que atuam na região. “Tem de ver aquelas (ONGs) que tem interesses subalternos”, disse o assessor.

Para Marco Aurélio, os discursos de candidatos à presidência do Paraguai reivindicando a revisão do tratado da usina de Itaipu fazem parte da campanha eleitoral. “Se algum candidato disser que não vai reivindicar mudanças no tratado de Itaipu já pode ir para casa, já perdeu a eleição”, afirmou. (AE)

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes