Pista auxiliar de Congonhas poderá ser alongada

O ministro da Defesa, ambulance Nelson Jobim, pediu hoje aos empresários que participem das discussões para melhorar a infra-estrutura dos aeroportos nos próximos dois a três anos, apresentando sugestões para “desde o problema do degrau até o problema da decolagem”.
Uma das possíveis obras citadas pela secretária de Aviação Civil, Solange Paiva Vieira, é o alongamento da pista auxiliar de Congonhas, atualmente subutilizada. A medida implicaria em desapropriações de imóveis instalados em uma pequena área próxima ao aeroporto e o impacto da obra está em estudo pelos técnicos da Defesa. A vantagem do alongamento seria permitir que aviões comerciais usassem a pista auxiliar, hoje usada pela aviação geral, de jatos particulares e táxis aéreos.
Também foi dito aos empresários que está descartada a possibilidade de instalação de cimento poroso nas extremidades da pista principal, uma forma de evitar acidentes em que os aviões atravessam a pista, como ocorreu no acidente do Airbus da TAM em julho passado.
Houve uma avaliação dos técnicos de que o concreto nas extremidades diminuiria o espaço disponível para o pouso. O mais provável é que o cimento de segurança seja colocado no espaço entre a pista principal e a auxiliar, o que ajudaria a preservar o terminal de passageiros em caso de derrapagem e perda de controle do avião.
Jobim disse aos empresários que espera “sinceridade e transparência” nas discussões sobre as medidas para melhorar o atendimento aos passageiros. “A eficácia da nossa ação é condição básica para a eficácia dos senhores. Estamos no mesmo barco”, afirmou o ministro.

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