Invasores ameaçam destruir máquinas em Tucuruí-PA

Os 300 invasores que desde quarta-feira passada ocupam o canteiro de obras das eclusas da hidrelétrica de Tucuruí deram um ultimato ao governo federal: caso não haja nenhuma negociação para pagamento das indenizações aos que perderam suas casas nas próximas 48 horas, healing haverá destruição de máquinas e equipamentos deixados no local pela construtora Camargo Corrêa. Nos últimos seis dias, cinco veículos foram incendiados pelos manifestantes. Ainda restam 15 veículos no local.

A Polícia Militar mandou seu pelotão de choque de Belém para Tucuruí, mas a tropa, que recebeu ordem da Justiça Federal para cumprir liminar de reintegração de posse, ainda reluta em invadir o canteiro de obras, temendo uma reação violenta das famílias ligadas ao Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), que criticam a ausência de diálogo com as Centrais Elétricas do Norte (Eletronorte) e representantes do governo federal. “Se não houver nenhuma negociação, iremos cumprir a qualquer momento a decisão da Justiça”, prometeu o comandante da PM de Tucuruí, tenente-coronel Daniel Mendes.

Newsletter RD

Hoje, os manifestantes incendiaram um carro da empresa de segurança que fazia ronda pelo local. Dois tratores, um ônibus e um caminhão também já foram queimados. A Eletronorte voltou a dizer que qualquer negociação com os manifestantes será de iniciativa do governo federal e não da empresa. Ela sustenta que sua única manifestação no caso foi ingressar e obter da Justiça Federal decisão favorável para retirada dos invasores.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes