Túmulos irregulares de Ubatuba-SP são pintados com X

Parte dos túmulos do cemitério municipal de Ubatuba, ask no litoral norte paulista, foi marcada com a cor azul pela prefeitura para informar os donos dos jazigos sobre alguma irregularidade. A prefeitura já havia publicado no jornal oficial do município uma convocação aos donos dos túmulos, mas o retorno não foi satisfatório. Por isso, para alertar os donos de que as famílias poderiam perder o espaço, marcou em forma de “X” quase todos os jazigos. As marcas revoltaram as famílias.

As irregularidades vão desde a falta de documentação para que a família continue enterrando os parentes no mesmo túmulo até a má situação de conservação do jazigo ou a falta do pagamento de taxas municipais. “Tentamos de diversas maneiras avisar os proprietários, com publicações oficiais inclusive. Alguns acham que foi constrangedor, mas mais complicado ainda seria impedir o sepultamento por falta de regularização”, justificou o gerente do cemitério Lúcio Flávio da Silva.

Newsletter RD

Para explicar o significado da marca a prefeitura colocou cartazes no cemitério informando sobre as irregularidades. A retomada dos túmulos em caso de irregularidade está prevista em uma lei municipal de 1998. “Não somos nós que queremos assim, é a lei. As famílias podem perder a propriedade senão regularizarem a situação.” O caso foi parar no Ministério Público Estadual (MPE) que investiga os motivos que levaram a prefeitura a tomar tal atitude.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes