Ministro da Saúde defende construção de novo hospital público no ABC

Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e prefeito de Mauá, Oswaldo Dias, em um dos consultórios da nova UPA Vila Assis / Foto: Evandro Oliveira

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, prevê que as cidades do ABC vão deixar para trás o desempenho ruim alcançado no IDSUS (Índice de Desempenho do Sistema Único de Saúde). A maioria dos municípios da região obteve nota abaixo da média nacional – as exceções foram Diadema e São Caetano.

O indicador foi elaborado pelo Ministério da Saúde com o objetivo de revelar a qualidade do atendimento público de saúde nos municípios brasileiros e leva em conta uma série de índices como número de equipes de saúde da família, acesso à saúde bucal e percentual de mulheres com filhos nascidos vivos.

Newsletter RD

Em visita à Mauá neste sábado (17/03), onde participou da inauguração da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Vila Assis, Padilha se mostrou otimista com os próximos levantamentos.

“O IDSUS não é uma fotografia do momento, mas sim dos dados de 2008 e 2010. Ele não pega os esforços que Mauá e São Bernardo já vem fazendo em 2010 e 2011”, avalia o ministro. “Pelo que tenho acompanhado do ABC, acredito que teremos um desempenho melhor. Cada gestor vai ver essa fotografia e tentar se superar”, completa.

Novo hospital

Durante o discurso de inauguração da UPA, o ministro da Saúde defendeu a construção de um novo hospital público no ABC. Na opinião de Padilha, o hospital Nardini acaba cumprindo a função de equipamento de saúde regional, o que justifica o repasse de verbas do governo federal.

“Enquanto o Estado não constrói um hospital regional, que deveria ter aqui, o Nardini vem cumprindo essa função. Vamos ver se a gente não faz um movimento, conversa com o Estado”, afirma Padilha. “Por cumprir o papel de hospital regional, não é justo que o Nardini seja sustentado somente pela prefeitura de Mauá”, acredita.

O ministro se mostrou disposto a discutir o assunto com o governo estadual. “Não é responsabilidade do Ministério da Saúde, mas sempre estaremos abertos a acompanhar a discussão, a conversar com o estado de São Paulo”, afirma. “Nós aumentamos os repasses para o Nardini, mas o ideal seria termos um hospital regional para que Mauá não tenha que arcar com atendimento de toda a região do ABC”. 

Padilha anunciou que a senadora Marta Suplicy (PT) vai destinar R$ 5 milhões através de emenda parlamentar para a compra de equipamentos e manutenção do Nardini. Em dezembro do ano passado, durante inauguração da UPA do Jardim Zaíra, Alexandre Padilha havia anunciado aumento do repasse do governo federal para o hospital.

Segunda UPA
A UPA Vila Assis, inaugurada neste sábado, é a segunda que entra em funcionamento na cidade – a primeira foi a do Jardim Zaíra. Até o final do mês será inaugurada a UPA da Vila Magini, em evento que pode contar novamente com a presença de Alexandre Padilha. No meio do ano, será entregue a UPA do Jardim Maringá.

O secretário de Saúde e vice-prefeito de Mauá, Paulo Eugênio, explica que as UPAS formarão uma rede de urgência e emergência, que ajudarão a desafogar o atendimento no Nardini. Cerca de 1,1 mil pessoas são atendidas por dia no pronto-socorro do hospital.

“A expectativa é que com as UPAS em funcionamento, o pronto-socorro do Nardini se destine aos casos mais graves, que precisam de UTI ou intervenção cirúrgica”, espera Paulo Eugênio.

Estudos do Ministério da Saúde mostram que, nos locais onde UPAS foram instaladas, cerca de 97% dos casos que antes eram atendidos nos prontos-socorros dos hospitais, passaram a ser resolvidos nas unidades de pronto atendimento.

Cada UPA de Mauá terá custo de manutenção de aproximadamente R$ 350 mil – metade deste valor será pago pelo governo federal. A Prefeitura de Mauá será a responsável direta pela administração das unidades, mas contará com suporte de equipes da Fundação do ABC.

_______________________________________________________________________________

LEIA TAMBÉM

Qualidade do SUS fica abaixo da média nacional em cinco cidades do ABC

Ministério da Saúde amplia repasse de verbas para o Hospital Nardini 

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes