Sobre o RD

No mercado desde 2005, o RD – REPÓRTER DIÁRIO tem como missão produzir informação e análise jornalística, com credibilidade, transparência e qualidade.

A linha editorial do RD é focada no jornalismo regional, característica que ganha cada vez mais empatia com o público-alvo, leitores e internautas, com suas reivindicações junto aos poderes público e privado.

O RD tem presença histórica regional na produção de jornal digital diário via newsletter (e-mail/WhatsApp), que registra as matérias publicadas no site reporterdiario.com.br e nas redes sociais.

A valorização da mídia regional é uma tendência mundial e o ABC é um grande filão, por causa do grande potencial de consumo.

Mais de 2,7 milhões de pessoas habitam a região

O ABC está inserido a sudeste da Região Metropolitana de São Paulo e é composto por sete municípios: Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra. Mais de 2,7 milhões (IBGE/2015) de pessoas habitam a região em uma área territorial de 828 km² (IBGE/2015).

Se a região fosse um município, seria a 4ª maior cidade em Produto Interno Bruto (PIB) do país com R$ 114,8 bilhões de riquezas geradas em 2013 (IBGE/2013). Sob este olhar, ficaria atrás apenas das capitais: São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília. No Estado, apenas a capital paulista teria PIB mais elevado que o do conjunto dos sete municípios do ABC.

O PIB Industrial é de cerca de R$ 29,7 bilhões, sendo o 2º do Estado (atrás apenas de São Paulo) e o 3º do país (superado apenas pela capital paulista e por Campos dos Goytacazes). O setor industrial ainda representa fatia considerável no desenvolvimento socioeconômico da região.

Segundo dados do Observatório Econômico da Universidade Metodista, o Grande ABC conta com mais de 24 mil indústrias distribuídas entre os sete municípios que empregam aproximadamente 26% da população economicamente ativa, proporção superior à cidade de São Paulo (13%).