STF bloqueia conta de mulher de Marcos Valério

O Supremo Tribunal Federal (STF) ordenou ontem (20) o bloqueio de conta bancária da esposa do empresário Marcos Valério, Renilda de Souza. A quebra dos sigilos bancário, fiscal e telefônico de Renilda já foi aprovada pela Comissão Parlamentar de Inquérito (CPMI) dos Correios.

O bloqueio aconteceu depois de ter sido emitido alerta pelo Conselho de Atividades Financeiras (Coaf) à Procuradoria Geral da República (PGR). Renilda tentou sacar R$ 1,8 milhão no Bank Boston, em Belo Horizonte. Alertado, o procurador-geral, Antonio Fernando de Souza, encaminhou ao STF o pedido de bloqueio, que foi deferido pelo presidente Nelson Jobim.

Newsletter RD

Curtas….

Gás natural em Ubatuba

O deputado Vanderlei Siraque (PT) indicou à direção da Petrobras a instalação de uma usina de processamento de gás natural em Ubatuba (SP). No ano passado, a empresa estatal descobriu na região do Litoral Norte um grande reservatório de gás natural, o MB 400-Mexilhão.

Diploma caro

A Assembléia Legislativa de São Paulo poderá, no segundo semestre deste ano, derrubar veto do governador Geraldo Alckmin ao projeto de lei 337/2001, que fixa em 5 Ufesps o custo para emissão de diplomas de graduação. Segundo o deputado Donisete Braga, autor do projeto, enquanto as instituições públicas cobram apenas uma pequena taxa administrativa, nas particulares a emissão de um diploma pode chegar a R$ 500.

CPI do Mensalão

O senador Amir Lando (PMDB-RO), ex-ministro da Previdência do governo Lula, foi eleito presidente da CPI do Mensalão por 22 votos contra 14. O vice-presidente será o deputado Paulo Pimenta (PT-RS). Foi uma vitória do governo. O relator será o deputado Ibrahim Abi-Ackel (PP-MG), ex-ministro da Justiça no governo Figueiredo.

Comissão de Ética

Ao sair do gabinete do líder licenciado do PT na Câmara, Paulo Rocha (PA), o secretário-geral do PT, Ricardo Berzoini, disse que todos os petistas inclusos na lista de sacadores de recursos das contas do empresário Marcos Valério devem dar explicações claras e efetivas à opinião pública. O secretário afirmou que eles devem ser levados ao Conselho de Ética do partido.

Ex- mulher

Maria Christina Mendes Caldeira, ex-mulher do presidente do PL, deputado Valdemar Costa Neto (SP), confirmou ontem (20) a existência do mensalão, que seria pago pelo PT a deputados da base aliada do governo. Maria Christina apontou, inclusive, o local onde o parlamentar receberia o pagamento. Seria no escritório Alípio Gusmão, na rua Gomes de Carvalho, nº 1306, no 8º andar. A ex-mulher não informou valores.

José Dirceu

O Conselho de Ética e Decoro Parlamentar deverá ouvir o deputado José Dirceu (PT-SP) no próximo dia 2 de agosto. O depoimento está previsto para as 14h30, afirma o presidente do conselho, deputado Ricardo Izar (PTB-SP). O conselho investiga acusações de quebra de decoro parlamentar pelo deputado Roberto Jefferson (PTB-RJ), em razão de uma representação do PL. Jefferson denunciou o suposto pagamento de mensalão a deputados da base aliada do governo. José Dirceu, segundo Roberto Jefferson, seria um dos responsáveis pelo esquema.

Frases

“Todos nós aqui nessa sala sabemos como é feita a campanha eleitoral. A consciência nossa, da nação brasileira, sabe como se faz uma campanha. Todo mundo conhece alguém que fez campanha de vereador. Outros, menos, participaram de campanha de deputado, de governador, de prefeito?, frases do ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares, que voltou a admitir nesta quinta-feira (20) a coordenação de um esquema de financiamento ilegal de campanhas eleitorais do PT e de partidos da base entre 2003 e 2004. Delúbio, no entanto, se recusou a dizer, durante seu depoimento na CPI dos Correios, os nomes das pessoas que receberam os recursos.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes