Primavera interior

Ivani Kubo é paisagista responsável por dezenas de projetos em apartamentos / Divulgação/Ivani Kubo

A Primavera chegou e quem enfrenta falta de tempo e pouco espaço e incidência de sol em casa, típico em alguns apartamentos, também pode curtir a estação. Com a ajuda profissional, é possível potencializar o uso de espaços e criar cantinhos verdes, perfumados e aconchegantes.

Ivani Kubo, paisagista responsável por dezenas de projetos em apartamentos, conta que o ponto inicial da criação de um jardim interior deve ser a preocupação com a qualidade de vida dos moradores. “A estética também é importante, assim como saber avaliar o espaço, levando em consideração a quantidade de luz disponível para o desenvolvimento das plantas”, explica.

Newsletter RD

Segundo a especialista, quem deseja aproveitar a estação e criar um ambiente colorido na varanda pode lançar mão de arbustos que florescem. “É uma vegetação pouco maior, mas que dá flores. Camélias e azaleias são plantas que dão flores em épocas alternadas. As perfumadas, como gardênias e lavandas, também são boas opções”, recomenda.

Para locais sem incidência solar direta, bromélias, lírios da paz e antúrio vermelhos são espécies que se adaptam e podem apresentar não apenas folhas verdes como também flores.

Entre as ornamentais, a paisagista sugere as frutíferas do tipo perene. Jabuticabeiras, romãzeiras, cerejeiras, limoeiros e pitangueiras são opções de espécies que se desenvolvem bem em vasos proporcionais e ocupam pouco espaço na varanda.

Uma hortinha com alecrim, manjericão, orégano, tomilho e hortelã também é indicada. “Plantar, colher e consumir é uma grande troca com o meio ambiente. Mas o morador tem de querer e gostar de cuidar de plantas”, diz.

Cuidar do próprio jardim é prazeroso

Criar um jardim apenas com orientação do especialista é possível. Basta ter criatividade. Nilton Soares Val, engenheiro agrônomo e paisagista, diz que observar a iluminação e o espaço disponíveis são os principais cuidados. “Depois, é buscar orientação na compra da vegetação para àquele espaço e luz”, ensina.

Conhecer bem a planta é fundamental. A correria do dia a dia não pode justificar negligência em relação à manutenção. “Uma planta rústica precisa de rega, no mínimo, a cada 10 dias. É preciso dar atenção sempre”, lembra Ivani Kubo. “O ideal para quem não tem é fugir da floração, pois tudo que dá flores dá trabalho”, aponta Nilton Soares Val.

Em relação a pragas e doenças, Val recomenda o contato diário com a vegetação. “Você controla a doença controlando o ambiente. O melhor remédio é a observação. Assim, você pode tomar a primeira atitude, que é eliminar o problema fisicamente”, afirma. Ivani Kubo sugere, ainda, o uso de produtos naturais, como óleo de nin.

Val alerta para não exagerar na rega. “Não regar excessivamente evita o desequilíbrio da planta e a proliferação de doenças. O segredo é conhecer a vegetação não exagerar”, diz. Há, também, a irrigação automática, que pode ser instalada em espaços menores, como varanda de apartamento. O custo médio é de R$ 2 mil.

Os vasos são boa opção para quem busca economia de espaço e dinheiro, mas a arquitetura da planta tem de ser observada. Val indica filodendros e vegetação colunar. O alerta é para optar pela cerâmica, pois garante boa permeabilidade, pois os vasos de vidros, concreto são permeabilizado com substâncias prejudiciais à planta e pedem furos na parte inferior. “Abaixo do nível da terra existe todo um complexo de vida. Se a planta não consegue respirar pela raiz, apodrece e causa mau cheiro”, explica Val, da Jardinarte.

Boa opção para quem deseja criar um ambiente verde, o jardim vertical valoriza a vegetação com molduras e economiza espaço. Alpínia, ripsális, orquídea, samambaia chifre-de-veado, madressilva e falenópsis são as mais indicadas. A modalidade também dispensa bastante atenção. Segundo o engenheiro agrônomo, é primordial manter a estrutura afastada da parede, para evitar danos causados pela umidade.
 

CONTATOS
Ivani Kubo
Telefone: 2331-2944
E-mail: ivanikubo@gmail.com

Nilton Soares Val
Telefone: 4436-1953
E-mail: nilton@jardinarte.com.br 

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes