ENEM divulga o resultado nesta quarta-feira (18)

(Foto: Banco de Dados)
(Foto: Banco de Dados)

Estudantes de todo país podem consultar o resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2016. Isso porque a divulgação foi antecipada para esta quarta-feira (18/01), por volta das 11h no site do Inep.

Para verificar o resultado, o candidato deve entrar no endereço http://enem.inep.gov.br/participante, fazer login com os dados pessoais e senha. Quem perdeu o código de acesso pode clicar ainda na opção ‘Esqueci minha senha’ para gerar um novo acesso. Serão liberadas as notas de cada uma das avaliações – ciências humanas, ciências da natureza, linguagens e matemática – e da redação que teve como tema a intolerância religiosa no Brasil.

Newsletter RD

O Enem 2016 registrou 30,4% de abstenção somente na aplicação do mês de dezembro, ao qual o governo gastou R$ 236 milhões com provas não utilizadas pelos inscritos. A abstenção no entanto é a maior desde 2009, quando o número ficou em 37,7%.

Entre as novidades deste ano, está as universidades e institutos de Portugal que também aceitarão o resultado da prova do ENEM 2016 como uma maneira de ingressar em cursos de graduação. A lista completa dos locais que aceitam a nota em Portugal está disponível https://confiramais.com.br/brasileiros-podem-estudar-em-portugal/

Uso das notas

As notas do Enem são a porta de entrada para cursos de graduação em universidades públicas e privadas no Brasil. As datas para inscrição no primeiro semestre de 2017 através do Sistema de Seleção Unificado (Sisu) devem ser divulgados até o final do dia. Os estudantes que fizeram qualquer uma das três edições do Enem 2016 poderão concorrer a estas vagas. O MEC também abre inscrições para o processo seletivo do Programa Universidade para Todos (Prouni), que oferece bolsas de estudo na rede privada, a partir do desempenho do candidato no Enem e da situação econômica. Com o resultado, também é possível participar do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). As datas para abertura das inscrições em ambos os programas ainda não foram abertas. Os candidatos com mais de 18 anos podem utilizar ainda o Enem para receber a certificação do ensino médio.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes