Inadimplência do consumidor cai 0,9% em 2016, diz Boa Vista SCPC

A inadimplência do consumidor caiu 0,9% em 2016, segundo pesquisa da Boa Vista SCPC. Considerando apenas dezembro, houve queda de 7,6% ante novembro, na série com ajustes sazonais. Já na comparação com dezembro de 2015 a retração foi de 5,7%.

Na avaliação regional, a maior queda na inadimplência em 2016 foi registrada no Sul (-4,9%), seguido do Sudeste (-2,0%). Já no Norte (+4,1%), Nordeste (2,6%) e Centro-Oeste (2,0%) houve alta.

Newsletter RD

Segundo os economistas da Boa Vista, as adversidades ocorridas na economia ao longo dos últimos dois anos geraram grande cautela nas famílias, inibindo o consumo e consequentemente contribuindo para a diminuição do fluxo de inadimplência.

“Para 2017, mantendo a perspectiva de pequeno crescimento da economia e renda, juros menores e inflação controlada, espera-se uma retomada sustentável da demanda de crédito, expandindo a renda disponível das famílias, fatores que colaboram para manter o atual cenário de estabilidade da inadimplência”, dizem eles em relatório.

O indicador de registro de inadimplência é elaborado a partir da quantidade de novos registros de dívidas vencidas e não pagas informados à Boa Vista pelas empresas credoras. Em virtude da Lei Estadual de São Paulo nº 15.659/2015, a partir de setembro de 2015 passou-se a usar como referência para o Estado o número de cartas de notificação enviadas aos consumidores, em vez dos números de débitos ativos na base do SCPC.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes