Decoração da mesa de Natal requer elegância

Cores neutras ajudam a harmonizar a decoração na mesa (Foto: Tok&Stock)
Cores neutras ajudam a harmonizar a decoração na mesa (Foto: Tok&Stock)

O Natal se aproxima e com ele a tão esperada ceia com a família. Para a celebração ser um considerada um sucesso, não basta apenas caprichar nas iguarias natalinas, mas também na decoração da mesa. A RD em Revista conversou com especialistas, que deram dicas de como montar uma mesa com elegância e não deixar de fora os importantes símbolos natalinos.

A primeira dica é valorizar a mesa. Se o móvel é de vidro ou madeira rústica, por exemplo, vale a penas abrir mão da toalha e apostar em jogos de mesa. A partir disso, as demais escolhas ficam mais fáceis. “Uma boa saída é utilizar jogos de mesa de cores neutras e colocar mais cor em outros elementos como guardanapos de tecido e vasos coloridos”, indica a arquiteta e design de interiores, de São Caetano, Thais Kalitin Aranda.

Newsletter RD

Para decorar o centro da mesa, uma boa opção é usar castiçal. Caso o orçamento não permita o gasto com o objeto, vale improvisar e usar garrafas de vidro com o fundo cortado. É só acender as velas e colocar a garrafa em cima. “A mesa também fica bonita com garrafas de vários tamanhos com flores diversas”, aconselha a decoradora.

Algo que está em alta é marcar o lugar na mesa com o nome do convidado. Pinhas podem servir como “porta nome”. Basta colocar o papel preso à pinha, que tem um preço bem acessível no mercado. Um pacote com cinco unidades sai por cerca de R$ 7 em lojas de decoração.

Para a design da Aka Studio, em Santo André, Adriane Santos da Silva, as  flores são ótimas para decorar a mesa de Natal “Eu apostaria em flores de cores mais fechadas, não arriscaria cores muito chamativas para não chocar com os outros elementos da mesa”, recomenda.

Adriane também dá algumas sugestões para quando o número de convidados superar o de lugares à mesa. “Não tem problema algum colocar um puff na mesa para acomodar mais convidados”, pontua.Com relação às cores de objetos decorativos, Adriane indica o verde, vermelho e o dourado, mas o correto é eleger uma cor principal. Não é aconselhavel carregar todas essas cores na mesma decoração.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes