Van der Bellen vence eleição na Áustria e derrota candidato de extrema-direita

Alexander Van der BellenA eleição presidencial na Áustria terminou neste domingo com a vitória de Alexander Van der Bellen (foto), candidato de centro-esquerda que se mostrou favorável à União Europeia durante a campanha. Ele derrotou o populista de extrema-direita Norbert Hofer, que pertence a um partido cético em relação à União Europeia e contrário a imigrações.

O resultado, divulgado há pouco logo após as urnas terem sido fechadas, mostrou que Van der Bellen teve 53,5% dos votos, enquanto Hofer ficou com 46,4%. Embora todos os votos ainda não tenham sido apurados, autoridades austríacas afirmam que o resultado final não tem mais como ser alterado.

Newsletter RD

As funções do presidente austríaco são em grande parte cerimoniais. Desta vez, porém, o a disputa ganhou maior atenção porque foi vista como um indicador da força da direita populista na Europa, após Donald Trump ter vencido as eleições nos Estados Unidos.

O candidato vitorioso, Van der Bellen, observou no domingo a atenção dada à eleição na Áustria.”O que acontece aqui hoje tem relevância para toda a Europa”, ele disse antes de votar.

Outros políticos populistas da UE que querem que seus países saiam do bloco apoiaram Hofer antes das eleições que enfrentarão no próximo ano. Marine Le Pen, líder da extrema-direita francesa, e Geert Wilders, da Holanda, chegaram a escrever textos de apoio a Hofer no Twitter. Fonte: Associated Press.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes