Clubes do ABC iniciam Copinha 2017 na região

sao-caetano-copinha-fabricio-cortinoveA Federação Paulista de Futebol (FPF) divulgou nesta quinta-feira (24) os grupos e as sedes da 48ª edição da Copa São Paulo de Futebol Júnior. A Copinha 2017 terá recorde de participantes, novidades nas regras e com mais cidades do ABC que sediarão jogos do principal torneio das divisões de base do País. Santo André, São Bernardo, São Caetano e Água Santa representam a região. O torneio ocorre de 3 a 25 de janeiro.

O estádio 1º de Maio, em São Bernardo, será a sede do grupo 21. O Tigre vai jogar em casa contra o Bahia, Trindade-GO e o Fast Clube-AM. Os donos da casa buscam manter o desempenho de 2016 quando também sediaram um dos grupos do torneio e conquistaram três vitórias na primeira fase.

Newsletter RD

São Caetano também será sede do torneio. O Azulão receberá o Central-PE, o São Bento, de Sorocaba, e o atual campeão da Copinha, o Flamengo. Os jogos do Grupo 23 aconteceram no estádio Anacleto Campanella. Em 2016, o Azulão foi eliminado na primeira fase da Copinha, com quatro pontos.

A novidade da edição do próximo ano será a cidade de Diadema. Pela primeira vez o município receberá jogos da competição. O estádio Distrital do Inamar receberá os jogos do Grupo 30 que contará com dois clubes do ABC. Os primeiros são os donos da casa, o Água Santa, que terá a companhia do Santo André. Fecham a chave o Porto-PE e o Criciúma-SC.

O Netuno busca melhorar em relação a 2016 quando chegou a fazer uma grande primeira fase ao vencer os três primeiros jogos, mas eliminado na fase seguinte  pelo Avaí por 3 a 2. Já o Ramalhão busca o segundo título na competição. O único título da equipe andreense foi conquistado em 2003, ao vencer o Palmeiras, na disputa de pênaltis.

Inchaço

Apesar da série de reclamações de críticos que consideram que a enorme quantidade de times na Copinha atrapalha a revelação de novos atletas, a Federação Paulista resolveu aumentar o número de clubes participantes. Dos 112 que estavam na edição deste ano foi para 120, em 2017. Os times estão divididos em 30 grupos com quatro clubes cada.

Outra novidade do torneio será em relação às substituições. Serão permitidas seis mudanças durante as partidas. Porém, os jogos só podem ser feitos em três momentos, ou seja, para atingir o número máximo de mudanças o treinador terá de trocar dois jogadores ao mesmo tempo. A justificativa da Federação é a questão física.

“Esta medida foi adotada pela FPF após conversas com profissionais de categorias de base e com o MFFB (Movimento de Formação do Futebol Brasileiro), que reúne alguns dos principais clubes do país. Além de abrir portas para que mais jogadores sejam avaliados, a FPF levou em considerou a questão física dos atletas, já que a competição é realizada em curto espaço de tempo”, afirmou a Federação em nota oficial.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes