Sabesp: nível do reservatório do sistema Cantareira recua e atinge 72,5%

O nível de água armazenado no sistema Cantareira recuou hoje em relação ao patamar verificado ontem, de acordo com boletim diário divulgado pela Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp). Por outro lado, os sistemas Alto Tietê e Guarapiranga permaneceram estáveis.

Segundo a Sabesp, o nível do Cantareira passou de 72,6% ontem para 72,5% hoje – o índice considera a cota de água presente no chamado volume morto. Desconsiderando a reserva técnica, o nível do manancial passou de 43,3% na sexta-feira para 43,2% neste sábado. O terceiro índice divulgado pela Sabesp, que diz respeito ao volume armazenado sobre o volume total do sistema, ficou estável em 56,1%.

Newsletter RD

A diminuição no volume armazenado no Cantareira ocorre após um dia sem chuvas na região dos reservatórios – no entanto, a pluviometria acumulada desde o início de outubro no sistema já chega a 175,3 milímetros (mm), índice superior à média histórica mensal, de 128,2 mm.

O Cantareira abastece 8,1 milhões de habitantes das zonas norte, central, parte da leste e oeste da capital paulista e as cidades de Franco da Rocha, Francisco Morato, Caieiras, Osasco, Carapicuíba e São Caetano do sul. O manancial também atende parte de Guarulhos, Barueri, Taboão da Serra e Santo André.

Alto Tietê e Guarapiranga – O nível do sistema Alto Tietê neste sábado ficou em 39,6%, mesma leitura registrada ontem. Assim como no Cantareira, a chuva armazenada nos reservatórios do Alto Tietê ao longo do mês também está acima da média histórica para outubro – ao todo, o manancial já recebeu 122,3 mm de precipitação, ante 114,5 mm da média histórica.

No Guarapiranga, o volume armazenado das represas permaneceu estável em 72,8% – a pluviometria acumulada no mês totaliza 56,6 mm, o que equivale a 48,9% da média histórica para outubro, de 115,7 mm de chuva.

Outros sistemas – O volume armazenado no Alto Cotia recuou de 89,4% para 88,2%, enquanto o nível do sistema Rio Grande subiu de 79,3% para 79,5%. No sistema Rio Claro, o volume armazenado hoje está em 67%, uma queda ante os 67,4% de ontem, de acordo com a Sabesp.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes