Hora de votar e cobrar compromissos

Eleitores de quatro cidades do ABC vão voltar às urnas neste domingo (30) para escolher seus futuros prefeitos. Santo André, São Bernardo, Diadema e Mauá tiveram a oportunidade nas últimas semanas de ouvir com mais detalhes as propostas dos prefeituráveis, o que representa uma das grandes vantagens da realização do segundo turno.

O sentimento entre todos os envolvidos na campanha é de contagem regressiva para que o resultado final seja sacramentado. Apesar de o tempo de campanha ter sido reduzido em relação ao último pleito, de certa forma há também a sensação de cansaço após intensos dias de atividades na corrida eleitoral.

Newsletter RD

A recomendação para os eleitores é a mesma do primeiro turno. Faltando poucas horas para a decisão final, ainda há tempo para que propostas sejam comparadas, entrevistas sejam assistidas e planos de governo sejam lidos. O que está em jogo é o futuro das cidades mais populosas da região. O RD espera ter cumprido o papel de ouvir os candidatos e trazer para o leitor o que pensa cada um dos prefeituráveis.

Independentemente dos resultados, vale ressaltar que a disputa política ferrenha precisa dar uma trégua nos dias seguintes à votação. Prefeitos que eventualmente não consigam a reeleição devem garantir uma transição republicana aos sucessores. A cidade precisa estar acima de qualquer desavença entre grupos políticos. A troca de comando na Prefeitura de São Paulo tem sido um exemplo positivo de como a transição deve ser feita.

Nos próximos quatro anos, o RD vai fiscalizar e cobrar os compromissos assumidos durante a campanha. Cabe ao munícipe também realizar esse papel.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes