Gabinete da Índia aprova plano para privatizar várias estatais

O gabinete federal da Índia aprovou em princípio nesta quinta-feira um plano oficial para vender participações majoritárias em várias companhias estatais, afirmou o ministro das Finanças, Arun Jaitley. As vendas, consideradas estratégicas, serão realizadas “caso a caso”, disse a autoridade em entrevista coletiva após a reunião do gabinete.

O ministro não detalhou quais empresas podem estar envolvidas nessas operações. O governo indiano já havia dito que planejava vender a participação em mais de uma dúzia de estatais, com o argumento de que a mudança de comando ajudará a melhorar a tecnologia e permitirá que as empresas ampliem sua capacidade.

Newsletter RD

No atual ano fiscal, iniciado em 1º de abril, o Ministério das Finanças previu no orçamento receita de 205 bilhões de rupias (US$ 3,1 bilhões) com essas vendas. O aval do gabinete foi baseado em recomendações de um centro de pesquisas do governo, o Instituição Nacional para Transformar a Índia, que identificou as companhias nas quais poderiam ser feitas as privatizações. Fonte: Dow Jones Newswires.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes