Na manhã desta terça-feira (25/10), um grupo de moradores se reuniu para protocolar reclamações referentes à falta de água que ocorreu entre os dia 20 a 23 deste mês em bairros do segundo subdistrito da cidade. Na ocasião, relataram também falta de comunicação por parte do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), que deveria avisar os munícipes sobre a falta de água, para os consumidores não serem pegos de surpresa.
O morador do bairro Jardim Ana Maria, Ednei Rossi, revela como foi a situação durante esses quatro dias: “Ficávamos sem água durante o dia e de noite a água não tinha pressão para subir para a caixa”. O andreense ainda afirma que a água chegou a faltar alguns dias anteriores, porém, da primeira vez foram avisados.
Lúcia Leite, também moradora do bairro Jardim Ana Maria, confirmou o problema do bairro. “Não nos deram satisfação nenhuma. Antes eles notificavam. A água não tinha pressão nenhuma”. Do Parque Capuava, Édson Gandolfo, relata que os problemas são constantes. “Nossos bairros são próximos, o problema é o mesmo”, diz.
Os moradores foram até o atendimento do Semasa para protocolar as reclamações e inicialmente enfrentaram uma resistência da autarquia, que não quis aceitar as denúncias, pois afirmaram que havia água nos bairros. Depois de insistir, os moradores conseguiram protocolar as reclamações e a empresa foi até a casa de um deles para instalar um aparelho que mede a pressão da água para tentarem descobrir o motivo que faz com que a água não alcance as torneiras.
Em agosto deste ano, os moradores realizaram uma passeata para que o problema da falta de água fosse solucionado. Cida Leandro, moradora do parque João Ramalho, relata que o problema melhorou depois da manifestação, mas não muito: “Antes da passeata eram uns cinco dias sem água. Agora falta às vezes de manhã ou de noite, chega fraquinha e não vai até a caixa de água. Ela vem fraca na torneira”.
Abastecimento
Em nota, o Semasa esclarece que ao realizar qualquer manutenção que pode afetar o abastecimento, a população é informada por intermédio de nota enviada à imprensa publicada no site e, quando possível, por ligações telefônicas. O mesmo ocorre quando os serviços do Semasa são afetados por trabalhos terceiros, como os da Eletropaulo. O Semasa informa ainda que nesta terça-feira (25) enviou nota à imprensa com um aviso de manutenção da Eletropaulo que será realizado na quarta-feira (26), afetando alguns bairros. Já quando a manutenção é emergencial, não é feito aviso à população.
Como no setor Erasmo, onde foram realizadas duas manifestações emergenciais, dias 22 e 23, onde não ocorreu suspensão no abastecimento. No mesmo período, o Semasa registrou 7 reclamações de falha no abastecimento para o setor Erasmo. Ainda na terça-feira (25), o Semasa esteve nos endereços dos quatro moradores que buscaram o posto de atendimento da autarquia e em todos o abastecimento estava normal com pressão adequada. O Semasa afirma ainda que na residência do sr. Ednei de Rossi foi instalado um data-logger, que medirá a pressão da água no imóvel até o dia 31 de outubro, com objetivo de verificar oscilações e detectar problemas pontuais.