Contabilistas têm ajudado na crise

(Foto: Divulgação)
Contabilistas realizam convenção por regiões (Foto: Divulgação)

Neste ano muitas profissões foram afetadas com a crise econômica, empresas demitiram profissionais e contrataram outros por salários mais baixos. Na contramão dessa tendência, o contabilista tem ganhado destaque no mercado, justamente por poder ajudar o empresário a sobreviver à atual instabilidade econômica.
Segundo Gildo Freire de Araújo, presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo, o contabilista tem atuação na maioria dos negócios gerados, principalmente nas áreas industrial e comercial. “É uma profissão que sempre tem vaga, o contabilista tem atuação em todos os negócios”, diz.
O contabilista trabalha com a carga tributária que compete às empresas, os serviços prestados pelo profissional ajuda a mensurar os fatos e utilizá-los para definir gestões de qualidade nas companhias. Segundo Araújo, a qualificação profissional é vital na carreira. “Há a necessidade dos profissionais mesclarem qualificações e se desenvolverem mais”, diz. O Brasil possui cerca de 530 mil contabilistas, 150 mil somente no Estado de São Paulo.
Para levar qualificação para os profissionais, o conselho realiza eventos regionais, para alcançar cada vez mais contabilistas. “É muito positivo quando você possibilita e facilita o debate. A participação tem sido boa no ABC”, pontua o presidente do Sindicato, que nesta quinta-feira (20) abriu a Convenção Regional dos Profissionais, Empresários e Estudantes da Área Contábil, na Universidade Metodista, em São Bernardo.
O encontro, que prossegue nesta sexta-feira (21), contém palestras para profissionais nas áreas de auditoria, perícia, gestão, tributos, consultoria, terceiro setor, normas contábeis, compliance, ética e controladoria. O acesso é pelas ruas Alfeu Tavares, 149, e Planalto, 106.

Newsletter RD

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes