Os prefeituráveis de Santo André apresentaram suas propostas para mobilidade urbana em entrevistas ao RDtv. Cada um dos sete candidatos disseram o que pretendem fazer para melhorar a área, não somente para usuários de transporte público, mas quem se locomove de carros, bicicleta e outros modais. As entrevistas completas, com a abordagem de outros assuntos, está disponível no canal do RDtv no Youtube.
Veja abaixo um resumo das respostas de cada um:
Aidan Ravin (PSB)
Nós somos exemplo de vergonha por ter o metro da ciclofaixa mais caro do país. R$ 198 mil para pintar calçada em Santo André. Temos uma ciclovia que funciona aos domingos, a mais cara do país também. Porque em qualquer lugar que você coloca uma ciclofaixa você consegue patrocínio e ela sai gratuita. E eu quero falar pra vocês, Santo André é uma cidade antiga com poucas reformas e poucos viários feitos. O mais novo foi feito há 12 anos mais ou menos que é o Cassaquera, que passou por cima da linha do trem e caiu antes da avenida dos Estados, piorando o trânsito local, criando 4 faróis pra poder dar a passagem pro pessoal. Temos que fazer a passagem por cima da avenida dos Estados do Cassaquera, temos que fazer Prefeito Saladino por cima da avenida dos Estados.
Ailton Lima (SD)
Bom, fazendo exatamente aquilo que já devia ser feito. Temos alguns planos e projetos que não dependem só da cidade. Temos o expresso ABC, linha bronze do metrô, e Santo André precisa parar de ser vagão, Santo André tem tamanho e já teve na história da região o protagonismo. Santo André precisa voltar a ser protagonista e provocar exatamente com que o Governo do Estado e Governo Federal mais os municípios sejam gestores que façam aquilo que já tem pronto.
Carlos Grana (PT)
Dar continuidade ao que nós iniciamos. Modernização de nosso transporte, 155 ônibus novos, acessíveis com GPS, estabelecemos o bilhete único municipal, que com apenas uma única tarifa as pessoas podem andar até três viagens em um determinado período. Instituímos o passe escolar gratuito que antes beneficiava meia passagem 11 mil estudantes e hoje estamos beneficiando 27 mil estudantes seja da rede pública ou privada. Por isso é uma grande conquista.
Paulo Serra (PSDB)
“Nós temos que primeiro trazer pra Santo André e aí vamos insistir muito com o Governador (Geraldo) Alckmin (PSDB) e já temos esse diálogo aberto, trazer para Santo André dois equipamentos fora da região central da cidade, porque temos esse esgotamento da região central de Santo André que são equipamentos de Alta capacidade do transporte. A linha 18 do metrô que vai sair ali pela Palmares, Fundação Santo André, Atlântica e Bom Pastor, com 4 estações na cidade. A PPP está aprovada, já foi feita a licitação. A prefeitura precisa fazer a parte dela pra permitir que as obras comecem, essa linha 18 revoluciona completamente a mobilidade e outro equipamento é a estação Pirelli”.
Rafael Daniel (PMDB)
A gente tem uma ideia de trazer a partir do momento que nós equacionarmos as contas da prefeitura, ou seja, tirar a prefeitura do déficit que está, trazer um anel viário da Prestes Maia que liga à av. dos Estados. Sabemos que as ciclovias e as ciclofaixas são importantes mas no nosso ponto de vista elas não são muito seguras. Precisamos reavaliar elas e a forma com que elas foram feitas principalmente a ciclovia que nós temos quando saímos da estação prefeito Celso Daniel, mas o Dennis fala um pouco mais sobre mobilidade também.
Raimundo Salles (PPS)
Primeiro, a revisão dos itinerários dos ônibus de Santo André. A região da Vila Luzita, aquela região toda, da 307 que chamamos de Zona Eleitoral, Clube de Campo, Miami, Vila Luzita, toda aquela região precisa ser reestruturada em questão de transportes. O bolsão da Vila Luzita naquele formato não funciona mais. As pessoas esperam muito para pegar o ônibus, por exemplo, o Clube de Campo, depois tem que esperar pra pegar outro pra ir pro centro, isso tem que terminar, nós temos que racionalizar de fato a questão do transporte coletivo. Fora isso, temos algumas ideias inovadoras, algumas já aplicadas de forma mancas ainda mas que seriam aplicativos no smartphone que informariam de fato o horário e itinerário dos ônibus e horário preciso que ele vai passar nos pontos.
Ricardo Alvarez (PSOL)
O que a gente observa é que as ações em relação à mobilidade no governo de Santo André têm sido pontuais e pouco integradas. Então por exemplo, num determinado governo, você decide mudar as linhas de ônibus, em outro governo você decide mexer com bicicleta por exemplo. Então são ações pontuais que não dialogam entre si. Então o que precisamos fazer em Santo André é criar um plano intermodal. Temos que pensar todas as formas de mobilidade e ver como a prefeitura vai trabalhar a integração de diversos sistemas para atender com qualidade, com preço mais acessível o cidadão aqui em Santo André.