No dia da consulta médica muitos pacientes faltam por esquecimento, outro compromisso ou porque melhoraram. Nas unidades de saúde da rede pública do ABC, as faltas respondem por índice de ausência de 30% para consultas e de 20% para exames especializados, de acordo com o Grupo de Trabalho Saúde do Consórcio Intermunicipal Grande ABC. As faltas prejudicam o sistema, que deixa de atender mais rápido quem está na fila de espera.
O RD entrevistou usuários da rede para saber como poderiam evitar tantas faltas. Todos disseram que o centro de marcação de consultas deveria ligar ou mandar mensagem para lembrar o dia marcado. “Às vezes demora três meses pra passar em consulta. Eles dão só um papelzinho. Poderiam ligar antes, pois as pessoas podem esquecer. Já faltei por ter perdido a hora”, revela a dona de casa Ariane Cristina, 36, em Santo André.
A aposentada Maria Terezinha Rodrigues, 64, diz que nunca foi lembrada de consulta e exame, e já teve pedido de exames desviados. “Deixei a guia com os atendentes, ninguém nunca marcou a consulta pra mim e quando fui perguntar disseram que não constava nenhum pedido de exame”, afirma a moradora de Santo André. Segundo pacientes, a espera para passar no dentista numa unidade chega a ser de um ano.
A auxiliar de serviços gerais Rosangela Caparoz de Araújo, 50, de São Caetano, precisou da intervenção de uma vereadora para conseguir tratamento neurológico. “A espera era de mais de oito meses. Tive de pedir ajuda, pois a demora é grande”, reclama. O operador de telemarketing Eduardo de Jesus Pereira, 20, no bairro Cerâmica, conta que recebeu dois dias antes da consulta telefonema sobre o compromisso. “Me ajudou bastante”, pondera.
O aposentado Geraldo Conegundes Neto, 81, acredita que o índice de ausências em São Bernardo iria melhorar se a espera não fosse tão longa. “Demora tanto para passar que muitos acabam pagando médico particular. Quando chega a data ele falta. Isso já aconteceu comigo”, desabafa o morador de Rudge Ramos.