Editorial: Pedindo água

O drama de moradores de Santo André que têm sofrido com a falta d’água teve novo capítulo nesta semana. Residentes do 2º subdistrito promoveram protesto para demonstrar sua insatisfação com o desabastecimento, problema que se arrasta há diversos meses.

Os manifestantes que saíram do Parque Regional da Criança e seguiram rumo ao Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) representaram diversos moradores da cidade que cansaram de conviver com torneiras secas.

Newsletter RD

Não há, infelizmente, perspectiva de que o problema seja resolvido no curto prazo. A briga entre Semasa e Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) parece uma peleja sem solução, marcada por embates políticos como pano de fundo, com um lado responsabilizando o outro pelo desabastecimento. No meio do tiroteio, fica a população.

É de suma importância que os candidatos a prefeito de Santo André abordem com profundidade o tema. Um dos principais desafios de quem vai estar no comando da cidade a partir de 1º de janeiro de 2017 será lidar não só com a falta d´água, mas com a dívida bilionária que a Sabesp cobra do Semasa.

O que os postulantes a prefeito pretendem? Negociar a dívida, que segundo a Sabesp já chega a R$ 3,2 bilhões? Continuar questionando o valor cobrado pela companhia estadual, como faz a atual gestão? Fazer acordo como o firmado em Diadema? São questões que precisam ser respondidas.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes