Decoração: Chega de bagunça!

Personal organizar ajuda quem precisa de uma mão na hora de arrumar a bagunça (Foto: Bella Ordine)
Personal organizar ajuda quem precisa de uma mão na hora de arrumar a bagunça (Foto: Bella Ordine)

Longe de parecer excentricidade ou serviço de luxo, o personal organizer é atualmente ‘uma mão na roda’ para quem não possui habilidade ou não tem tempo ou paciência para dar um basta na quinquilharia e organizar a casa. A nova mão de obra se especializou em ajudar quem tem dificuldade em se desapegar de roupas, móveis, objetos e tudo que está guardado há anos, sem necessidade. Mais que organizar, o novo profissional ainda dá dicas de decoração caso o cliente precise.

Entre os principais alvos do personal organizer ou consultor de organização estão depósitos, garagens, despensa, cozinhas, closets, armários em geral, bibliotecas, banheiros, arquivos e caixas de emails. A habilidade se estende até no treinamento do cliente e da equipe de domésticos. No ABC, a presença de profissionais especializados em dar uma mão a quem está farto da bagunça é forte.

Newsletter RD

Fernanda Piva, 48, trabalha como personal organizer há 3 anos, quando descobriu o serviço pela internet e passou a desenvolver clientes também na rede, com o site Bella Ordine. Atualmente auxilia até os clientes otimizarem o tempo e melhorarem o dia-a-dia com a organização de espaços e tornar objetos inúteis em funcionais. O serviço custa entre R$ 400 e R$ 600. “É um serviço ainda pouco conhecido no Brasil, o que prejudica a expansão”, diz Fernanda, que trabalha com uma assistente e, apesar da experiência, não dispensa dicas do cliente durante o processo de arrumação. “Gosto do que faço, pois além de ajudar o cliente a se libertar de muitas coisas deixo o ambiente mais agradável”, diz Fernanda, de São Bernardo.

Helen De Vita Aguiar é personal organizer há dois anos. Formada pela OZ Organize, empresa de qualificação de personal organizers, é especializada na organização de residências, documentos e mudança. Helen trabalha sozinha e diz que organiza e auxilia o dono a se desapegar de objetos que acumula, sem utilidade. “A organização não é só o estético, vai além. O serviço proporciona ao cidadão praticidade no dia a dia, principalmente na hora em que precisa encontrar algo, e ajuda no bem-estar e tranquilidade depois de pronto”, conta a profissional de Santo André.  Helen diz que, além de organizar ambientes e armários, dá dicas de decoração e disponibiliza até 20 dias para fazer ajustes no serviço.

Desconhecimento – Usuária do serviço, Janete Emy Matsushita ficou surpresa com o preço do serviço e a eficiência das profissionais. A nutricionista de São Bernardo conta que não contratou o serviço antes por achar que seria muito caro. Ano passado ficou boquiaberta com o resultado da cozinha arrumada. “Me desfiz de uma caixa inteira de coisas e me senti muito aliviada. O serviço metódico e perfeccionista valeu muito a pena e, apesar de já ter acabado o trabalho, ainda recebo dicas e assistência pós arrumação. Vale a pena, adorei”, conta.

Bella Ordine – www.bellaordine.com.br ou tel.: (11) 97194-4184.
Helen Aguiar – helenvita@hotmail.com ou tel.: (11) 98218-8077.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes