Theresa May e François Hollande discutem diferenças sobre Brexit

Press Conference.  Prime Minister Theresa May has been on an Official State Visit to France. She arrived at The Elysee, Paris where she was met by President Hollande. Prime Minister held  a one-to-one talk with President Hollande, starting to establish the personal relations that will pave the way for open and frank discussions in the months ahead as the UK negotiates to leave the European Union.

A primeira-ministra britânica, Theresa May, e o presidente da França, François Hollande (foto), minimizaram suas diferenças, nesta quinta-feira, sobre quão rápido o Reino Unido deve sair da União Europeia, ao passo em que tentaram suavizar as relações turbulentas depois que o povo britânico optou pelo saída do bloco, em plebiscito.

Newsletter RD

O líder francês havia assumido uma postura firme após a votação de junho, pedindo aos britânicos que acelerassem o processo de saída do bloco e dizendo que Londres arriscava perder seu destaque como centro financeiro europeu.

Hoje, Hollande disse que entende que o governo britânico precise de algum tempo para se preparar para as negociações de desvinculação da UE, mas alertou que postergar o processo representa riscos para a estabilidade da economia europeia. “Para a França, quanto mais cedo melhor”, disse.

Mas May afirmou repetidamente que não tem pressa em acionar o Artigo 50: o mecanismo oficial que inicia os procedimentos do divórcio. Hoje, a premiê reiterou que o seu país precisava de mais tempo para as negociações e que não pretende acionar o Artigo 50 antes do fim do ano.

“O Reino Unido está deixando a União Europeia, mas não estamos deixando a Europa, e não estamos nos distanciando da nossa amizade com a França e com nenhum outro parceiro europeu”, disse May, acrescentando que as negociações que estão por vir devem ser calmas e construtivas.

O Brexit atrapalhou os planos econômicos e políticos de Hollande com menos de 12 meses para as eleições presidenciais. Além do impacto econômico, o movimento encorajou a extrema-direita, Frente Nacional anti-UE, cuja líder, Marine Le Pen, pede para que a França siga o mesmo caminho do Reino Unido.

Com o aumento do sentimento antieuropeu na França, e as pesquisas apontando que Le Pen é mais popular que Hollande, negociações prolongadas sobre o Brexit podem também resultar na deterioração política do líder francês. Fonte: Dow Jones Newswires.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes