Ailton Lima: “Santo André tem eleito fanfarrões que não deram certo”

Após oito anos de atuação na Câmara de Santo André, o vereador Ailton Lima (SDD) decidiu não tentar conquistar o terceiro mandato consecutivo. O parlamentar busca neste ano chegar ao comando da Prefeitura e garante: a candidatura é pra valer.

Em entrevista ao RDTV, Ailton explicou os motivos que levaram a essa decisão. “No Legislativo acho que já fiz um bom papel e não quero fazer da política profissão. Deixo um legado na Câmara e entendo que posso contribuir muito mais estando à frente do Executivo”.

Newsletter RD

Terceiro vereador de Santo André mais votado na última eleição municipal, em 2012, Ailton tenta se viabilizar como principal alternativa à polarização entre o ex-prefeito Aidan Ravin (PSB) e o prefeito Carlos Grana (PT) demonstrada nas pesquisas até agora.

“A cidade tem eleito alguns políticos, aqueles mais tradicionais […]. Temos eleito alguns festeiros, alguns fanfarrões, e isso não tem dado muito certo”, afirma. “Nosso diferencial vem de uma experiência política, quatro eleições bem sucedidas, temos um lastro de votos e boa aceitação, além da experiência e gestão na vida como empresário”.

Santo André tem até agora nove pré-candidatos a prefeito. É dado como certo nos bastidores que esse número vai diminuir até as convenções que definirão oficialmente os candidatos, entre 20 de julho e 5 de agosto.

Ailton Lima descarta desistir da disputa. “Não há a menor possibilidade que isso ocorra. Não colocamos uma candidatura para ser negociada, em troca de secretaria ou ser vice de alguém”, garante. “Pesquisas internas indicam que estamos na terceira posição, praticamente empatados com o segundo colocado e mostram que um nome novo, sem rejeição, ganha o segundo turno”.

Economia

Ailton Lima atua há mais de 30 anos no setor gráfico. Ele montou em 1985 a Gráfica Logus, que funcionou primeiramente em sua casa e hoje está localizada no bairro de Capuava.

Caso eleito prefeito, o vereador terá como um dos grandes desafios a gestão financeira da cidade, que tem registrado queda de arrecadação – ele garante que saberá lidar com a situação.

“Não é diferente do que a dona-de-casa faz quando o marido perde o emprego, precisa haver gestão e gerenciamento do que se tem. Não é diferente daquilo que eu faço na minha empresa […]. Podemos revisitar os contratos, há ralos abertos, é possível fazer uma boa recuperação”.

Trajetória

Ailton Lima tem 47 anos, é casado e pai de três filhos. Foi candidato a vereador pela primeira vez em 2004, pelo PSB. Conseguiu ser eleito somente na eleição seguinte, em 2008, pelo PDT, com 4.191 votos. Durante seu segundo mandato, foi líder de governo de Aidan Ravin.

Em 2012 disputou a reeleição pelo PTB e conseguiu emplacar o segundo mandato seguido, com 5.746 votos. Se filiou ao Solidariedade em 2013 e no ano seguinte foi candidato a deputado federal, conquistando 20.460 votos.

AILTON2
Ailton Lima exerce segundo mandato como vereador e tentará chegar ao comando do Paço de Santo André (Foto: Amanda Lemos)

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes