O número de franquias têm se tornado opção de investimento seguro para empresários e novos empreendedores e os reflexos já atingiram o ABC. Segundo a ABF (Associação Brasileira de Franchising), comparada com 2014, o ano passado registrou alta de 8% no número de unidades franqueadas na região. O dado se aproxima bastante do aumento nacional, que teve salto de 10,1%.
Em um momento de crise econômica, os empresários buscam segurança em seus investimentos e ser sócio ou dono de uma marca que já existe no mercado, em vez de criar uma nova empresa, é o que o momento de instabilidade exige. Esse é o caso do administrador Jeferson Paiva, que, no fim do ano passado, resolveu investir em uma franquia com mais três amigos. “Uma marca já conhecida pelo público tem tradição e credibilidade, o que nos traz segurança no investimento”, afirma o empresário.
Paiva abriu uma unidade da ISP Saúde em São Bernardo. A loja é especializada em equipamentos para saúde e bem estar e oferece produtos para academias, clínicas de pilates, fisioterapia, odontologia e estética.
Segundo o administrador, agora os clientes da região que se deslocavam até São Paulo para ir à loja podem contar com a comodidade de uma unidade mais próxima. “Antes de fechar o negócio, temos que analisar diversos fatores. Com certeza ser a primeira loja no ABC foi um fato que influenciou na nossa decisão de aquisição da franquia”, explica Paiva.
Além dos clientes fiéis à marca, o empresário notou o surgimento de um novo perfil de público consumidor: os novos empreendedores. Por conta da instabilidade do período, muitas pessoas que perderam seus empregos estão montando seus negócios, principalmente no segmento de estética e adquirindo os produtos da loja.
Ainda segundo os dados da ABF, a área de alimentação representa a maior fatia do setor no ABC, 31,2%. O ramo da beleza, esporte e saúde fica logo atrás, com 15% das unidades franqueadas.