Marinho envia a Câmara projeto proibindo ideologia de gênero

Com críticas a vereadores, o prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho (PT), afirmou nessa sexta-feira (22) que enviará a Câmara um projeto de lei que proíbe o ensino da Ideologia de Gênero em todas as escolas localizadas no município, o que considera um projeto mais completo do que a emenda ao Plano Municipal de Educação (PME) aprovada pelos legisladores no ano passado. O oposicionista Julinho Fuzari (PPS) considera que o petista “sucumbiu à vontade do povo”.

Em vídeo divulgado pelo Diretório Municipal do PT tanto pelo site oficial quanto pelas redes sociais – e disponível no RDtv (veja vídeo acima), Marinho fez o anuncio do novo projeto. “Em toda a minha trajetória como gestor, e vocês são testemunhas disso, sempre fui um grande defensor da família e em especial das crianças, por isso tive que vetar a emenda aprovada pelos vereadores para que deixar claro que não permitirei que em escola alguma de São Bernardo seja discutido esse tema. Para garantir isso eu estou enviando um projeto a Câmara sobre esse tema e proibindo a ideologia de gênero em qualquer escola existente em nossa cidade, seja pública, privada, estadual, confessional e terceiro setor”, explicou.

Newsletter RD

Para o prefeito, a emenda aprovada no Legislativo só proibia o tema dentro das escolas municipais, assim permitindo que escolas do Estado e as particulares pudessem ensinar aos alunos algumas diretrizes da Ideologia de Gênero. Para Julinho Fuzari a iniciativa do chefe do Paço pode ser inconstitucional e que o fato comprova que Marinho “sucumbiu à vontade do povo”.

“Temos que verificar com a assessoria jurídica da Câmara e até com uma assessoria externa para ver se é constitucional ou não este projeto. Para mim não é, pois nós não podemos legislar em cima das escolas do Estado e nem das particulares. O Marinho está fazendo um balão de ensaio e nós não podemos cair nessa história”, afirmou o popular-socialista.

Questionado sobre a possibilidade de aprovar o projeto do Executivo caso seja comprovada a sua constitucionalidade, Fuzari considera que tudo poderia ser feito de outra maneira. “Nós vamos derrubar o veto às emendas e o prefeito poderia fazer uma lei complementar colocando as escolas estaduais e particulares já que ele é a favor da proibição da ideologia de gênero”, explicou.

Críticas

Marinho fez duras críticas aos vereadores de oposição e da base aliada que aprovaram as emendas ao PME (Foto: Arquivo)
Marinho fez duras críticas aos vereadores de oposição e da base aliada que aprovaram as emendas ao PME (Foto: Arquivo)

Luiz Marinho voltou a fazer críticas ao processo realizado para a aprovação das emendas ao PME. “Há vereadores na cidade de forma inescrupulosa, divulgando inverdades sobre o projeto que aprovou o Plano Municipal de Educação, o PME. Ainda por cima usando o nome de Deus em vão. Agora de forma sorrateira, baixa, distribuindo vídeos e mensagens pelas redes sociais levando pessoas de boa fé a reproduzirem suas mentiras”, disse o prefeito.

O petista relembrou que em nenhum momento existia no projeto algo referente a ideologia de gênero. “Sempre fui totalmente contrário a isso. Esse tema só entrou no projeto justamente por uma emenda de um desses vereadores que em um misto de oportunismo eleitoral e grande incompetência permitiu com uma proposta dissimulada permitisse a ideologia de gênero nas escolas estaduais e particulares da nossa cidade”, afirmou.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes