Carros fabricados em 2013 ou 2014, completos e com descontos. Essas são as caraterísticas que os consumidores do ABC procuram na compra de um novo veículo em 2016. Sabendo disso, as concessionárias apostam em uma grande divulgação para aumentar as vendas e por consequência driblar a crise econômica que fez a procura por veículos 0 km diminuir nos últimos meses.
“O mercado realmente está com dificuldade, mas nós estamos enfrentando a crise. Nós tivemos um aumento nas vendas em dezembro em comparação a novembro. E agora em janeiro já tivemos um aumento em relação a dezembro. Isso na questão dos seminovos”, relatou Ricardo Giusti Audino, gerente da Solo Fiat, concessionária localizada em Santo André.
A mesma situação é relatada por Maria Cristina Delaqua, consultora de vendas e responsável pelo relacionamento com a mídia da concessionária NX Motors, em São Caetano. “Em janeiro do ano passado o mercado estava bom. Foi um mês em que a loja vendeu bem. Agora na primeira quinzena de janeiro também começamos bem, a venda de seminovos está bem forte”, explicou.
A procura pelos seminovos já era acompanhada pelo setor automotivo em 2015. Segundo a Federação Nacional das Associações dos Revendedores de Veículos Automotores (Fenauto), até outubro do ano passado as vendas de carros seminovos ou usados tiveram aumento de 1% em relação ao mesmo período de 2014.
O cenário é bem diferente em comparações aos números gerais. Segundo pesquisa da Jato Dynamics do Brasil, divulgada pelo RD na semana passada, houve uma forte queda na venda de carros no ABC em 2015. As vendas caíram 25,5% em relação a 2014. A principal queda foi entre os Comerciais Pesados (56,6%), seguida dos Comerciais Leves (37,5%).
Para Marcio Fonseca, gerente da Sinal em São Bernardo, os clientes estão em busca de novas oportunidades de compra. “O cliente está procurando a troca com troco. O seminovo com uma baixa quilometragem acaba atraindo mais o cliente pelo preço, mas principalmente pela oportunidade”, diz. Outras vantagens são colocadas pelas concessionárias nesse momento, como a NX Motors que aproveita janeiro para oferecer o pagamento do IPVA como cortesia aos clientes.
Além dos preços, as concessionárias também apostam em uma grande divulgação de suas promoções através de sites especializados e redes sociais. Mesmo assim, as concessionárias relatam que o cenário mudou. “Hoje o mercado não está como era antigamente, quando se comprava um carro por R$ 10 mil abaixo da tabela e a venda rendia R$ 10 mil ou R$ 12 mil de lucro. Hoje o lucro é menor, mas você não deixa de ter rentabilidade e continua virando o seu estoque”, comenta Audino.